quarta, 24 de abril de 2024
Novidades

FOOD11: Investo lança ETF que replica índice de empresas do agronegócio

O período de reserva se inicia hoje, 14, e o lançamento na B3 acontece no dia 5 de julho

14 junho 2022 - 14h58Por Investing.com
AgroAgro - Crédito: REUTERS/Paulo Whitaker

Investing.com - De olho no potencial do setor de commodities, a Investo está lançando na B3 (SA:B3SA3) um novo ETF focado em empresas do agronegócio. O FOOD11 pretende replicar no Brasil o ETF VanEck Agribusiness ETF (NYSE:MOO), que replica o desempenho do índice MVIS®Global Agribusiness (MVMOOTR).

O período de reserva se inicia hoje, 14, e o lançamento na B3 acontece no dia 5 de julho. 

Invista com quem se preocupa com o seu amanhã. Venha conhecer o mercado de investimentos por objetivos com a Tomorrow.

O ETF MOO é listado na Bolsa de Nova York e gerido pela VanEck nos Estados Unidos.

Atualmente há cerca de US$ 1,7 bilhão sob gestão e investe nas 55 principais empresas do setor agrícola global, tais como Bayer (ETR:BAYGN), Zoetis  (SA:Z1TS34), Nutrien (NYSE:NTR), CF Industries (SA:C1FI34)(NYSE:CF), Corteva (NYSE:CTVA), Bunge (NYSE:BG), Rumo (SA:RAIL3), dentre outras. 

Esse índice segue a metodologia Modified Market Cap-Weighted, ou seja, inclui apenas empresas que geram mais de 50% das receitas provenientes dos segmentos de agroquímicos e fertilizantes, sementes, equipamentos e maquinários agrícolas, plantações e pecuária.

Na prática, o FOOD11 é composto por cotas do ETF MOO.

Para Cauê Mançanares, CEO da Investo, com a população mundial crescendo anualmente, a quantidade de alimentos produzidos no mundo também deverá acompanhar este crescimento.

“O setor de commodities é fundamental para a vida de todos. Por isso, é uma necessidade trazer ao mercado financeiro brasileiro uma oportunidade de investimento nas principais empresas deste segmento, sendo que o produto conta com a facilidade de ser negociado na Bolsa de Valores brasileira”, afirma.

O FOOD11 possui uma taxa de administração de 0,30%, além de pagamento de 15% de impostos sobre o ganho de capital na venda das cotas. Porém, se a operação for de day trade, a alíquota será de 20%.