quinta, 25 de abril de 2024
Desembarque

Um dia após críticas de Guedes, FMI confirma fechamento do escritório no Brasil em 2022

Ministro afirmou que o governo pediu ao órgão internacional para dispensar a sua missão no país após previsões que não se concretizaram

16 dezembro 2021 - 13h48Por Redação SpaceMoney

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta quinta-feira (16) que vai fechar seu escritório em Brasília no ano que vem. 

Ontem, o ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou as previsões do FMI e afirmou que o governo pediu ao órgão internacional para dispensar sua missão no Brasil.

“Estamos dispensando a missão do FMI … Dissemos para eles fazerem previsão em outro lugar”, disse o ministro, na quarta-feira (15), durante o evento Moderniza Brasil, com empresários na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Guedes lembrou das previsões do órgão internacional, de retração próxima a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado, o primeiro da pandemia. A queda foi de 3,9%.

"Ficaram [no Brasil] porque gostam, feijoada, jogo de futebol, conversa boa... E de vez em quando criticar um pouco e fazer previsão errada", disse.

De acordo com o órgão internacional, as atividades se encerram no dia 30 de junho de 2022, quando expira o mandato de sua atual representante no país.

“Esperamos que a alta qualidade do envolvimento do corpo técnico do Fundo com as autoridades brasileiras continue, à medida que trabalhamos de perto para apoiar o Brasil no fortalecimento de sua política econômica e de suas configurações institucionais”, disse o FMI, em nota ao jornal O Estado de S. Paulo.

Com informações de InfoMoney, O Estado de S.Paulo e Reuters.