terça, 23 de abril de 2024
Ações em queda de até 2,2%

Fitch confirma nota de crédito internacional 'BB-' da Petrobras (PETR4), com perspectiva negativa

A participação de mercado dominante da Petrobras no fornecimento de combustíveis líquidos no Brasil expõe a empresa à intervenção governamental por meio de políticas de preços e estratégias de investimento, diz agência

08 fevereiro 2022 - 13h56Por Redação SpaceMoney

A agência de classificação de risco Fitch Ratings reiterou a nota de crédito internacional (IDR) em moeda local e estrangeira da Petrobras (PETR3)(PETR4) em "BB-", com perspectiva negativa. Quanto a nota de crédito nacional, foi reafirmada a classificação "AA(bra)", com perspectiva neutra.

Fitch explica que os ratings da companhia estão vinculados aos ratings soberanos do Brasil (BB-, negativo) devido à importância estratégica da empresa para o país e à forte propriedade e controle do governo.

Segundo os analistas, a participação de mercado dominante da Petrobras no fornecimento de combustíveis líquidos no Brasil, juntamente com sua grande pegada de produção de hidrocarbonetos no país, expõe a empresa à intervenção governamental por meio de políticas de preços e estratégias de investimento.

A perspectiva negativa para os IDRs de Longo Prazo em moeda estrangeira e em moeda local da Petrobras reflete a mesma perspectiva para o rating soberano do Brasil.

Por lei, o governo federal deve deter pelo menos a maioria do capital votante da Petrobras e atualmente detém 50,5% dos direitos de voto da Petrobras, direta e indiretamente. Tem uma participação econômica geral de 36,8%.

Por volta das 13:40 desta terça-feira (8), os papéis ordinários PETR3 caíam 2,28%, a R$ 34,67. As ações ordinárias PETR4 retrocediam 2,27%, a R$ 31,42.

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.