quarta, 24 de abril de 2024
O que influencia o dia

Fique por dentro das 5 principais notícias dos mercados desta quarta-feira (9)

Presidente da Petrobras se manifesta a favor da PEC dos Combustíveis, preços do petróleo caem, mercados de títulos americanas continuam a ser negociados com mais calma; veja detalhes

09 fevereiro 2022 - 09h22Por Investing.com

Por Geoffrey Smith e Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com - O presidente da Petrobras (SA:PETR4) se manifesta a favor da PEC dos Combustíveis.

Os mercados de títulos americanos continuam a ser negociados com mais calma antes de um importante leilão de notas de 10 anos nos EUA mais tarde.

Os rendimentos dos títulos da zona do euro caem depois que um alto funcionário do BCE disse que o mercado reagiu exageradamente na semana passada.

Os ganhos da CVS Health (NYSE:CVS) são divulgados, e a Chipotle (NYSE:CMG) deve abrir em alta depois de passar por alguns grandes aumentos de preços no último trimestre.

Os preços do petróleo caem apesar dos novos sinais de que a Opep+ não consegue acompanhar a recuperação da demanda global.

Aqui está o que você precisa saber nos mercados financeiros na quarta-feira, 9 de fevereiro:

1. Combustíveis e inflação

A PEC dos Combustíveis da Câmara ganhou o apoio do presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, segundo O Globo.

O general afirmou ao jornal que a medida seria positiva, mas que precisa de alguns ajustes, como por exemplo, destinar o benefício à população mais carente, como o vale-gás.

A proposta de reduzir os impostos sobre os combustíveis alivia as pressões sobre a política de preços da estatal.

A desconfiança sobre a redução de tributos sobre combustíveis e energia, porém, foi exposta pelo Comitê de Políticas Monetárias (Copom) em sua ata divulgada ontem, 8.

O comitê comenta sobre como medidas de curto prazo podem afetar a inflação no longo prazo. A ideia de aumentar gastos e diminuir a arrecadação em ano eleitoral traz dúvidas sobre o risco fiscal.

Apesar da maioria dos economistas consultados pelo Banco Central no Boletim Focus desta semana apontar que a Selic deve chegar aos 11,75%, existe um grupo cada vez maior que estima uma taxa superior aos 12% ao ano.

2. Títulos americanos se acalmam antes do leilão de 10 anos

Os mercados de títulos americanos continuaram a recuperar algum equilíbrio antes dos principais dados de inflação dos EUA na quinta-feira.

A primeira grande venda de notas do Tesouro nesta semana ocorreu sem muitos incidentes na terça-feira, mas as notas de três anos não tiveram uma recuperação significativa após o leilão, sugerindo que a cautela com o ritmo de aperto monetário ainda é a emoção dominante.

O Tesouro leiloa notas de 10 anos na quarta-feira.

Também serão de interesse os discursos da governadora do Fed, Michelle Bowman, e da presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester.

O governador do Banco do Canadá, Macklem, e o economista-chefe do Banco da Inglaterra, Huw Pill, também adicionarão um sabor internacional à história do aperto monetário global mais tarde.

Enquanto isso, os rendimentos dos títulos do governo da zona do euro caíram depois que o presidente do Banco da França, François Villeroy de Galhau, sugeriu que os mercados reagiram exageradamente à entrevista coletiva da presidente Christine Lagarde na semana passada.

3. Mercado americano de ações

As ações dos EUA devem abrir em alta mais tarde, à medida que a música mais calma dos mercados de títulos e os crescentes sinais de levantamento de restrições relacionadas à pandemia se combinam para melhorar o sentimento.

Às 08h53, os futuros da Nasdaq 100 avançavam 0,95%, enquanto os da S&P 500 e da Dow Jones subiam 0,70% e 0,52%, respectivamente.

As ações que provavelmente estarão em foco mais tarde incluem Chipotle, cuja atualização trimestral na terça-feira mostrou uma quantidade impressionante de poder de preços, enquanto a gigante da publicidade Omnicom também impressionou com seus resultados após o sino.

Os primeiros balanços de hoje são liderados por CVS, CME Group (NASDAQ:CME), Fox e Yum! Brands (NYSE:YUM), enquanto a Disney (NYSE:DIS) encabeça a sessão tardia.

4. Os temores de guerra na Ucrânia diminuem, apesar das novas manobras russas

O rublo russo atingiu uma nova baixa de quatro semanas, e sugere que os participantes do mercado local estão cada vez mais confiantes de que não haverá invasão da Ucrânia.

Uma blitz diplomática no início da semana parecia fazer algum progresso em aliviar a situação, mas tanto o Kremlin quanto, mais tarde, o secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, minimizaram as alegações do presidente francês Emmanuel Macron de que o russo Vladimir Putin havia garantido ele não haveria mais escalada no curto prazo.

A Rússia enviou um punhado de navios da Marinha para o Mar Negro na quarta-feira para o que chamou de exercícios. Ainda tem dezenas de milhares de soldados engajados em exercícios militares ou em alerta intensificado logo acima da fronteira ucraniana.

5. Petróleo cai, mas a Opep+ luta para acompanhar a demanda

Os preços do petróleo bruto caíram ainda mais, mas permanecem perto do nível de US$ 90 em meio a novas evidências de que a Opep e seus aliados falham em cumprir seus compromissos de bombear mais.

A pesquisa mensal de produção da Platts mostrou que o grupo OPEP+ produziu uma média de 700.000 barris por dia abaixo de suas cotas acordadas em janeiro, o maior déficit até agora.

Os preços também desfrutam do suporte dos baixos níveis de estoque: o American Petroleum Institute informou na terça-feira que os estoques caíram mais de 2 milhões de barris na semana passada.

Os dados do governo dos EUA devem ser entregues às 12:30, como de costume.

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.