quarta, 24 de abril de 2024
Política econômica

Fed pode ser forçado a aliviar sua política novamente já em 2023; entenda

Algumas vozes acreditam que o banco central poderia agir muito rápido e duro com a inflação, o que poderia levá-lo a aliviar sua política monetária novamente em 2023 e 2024

05 maio 2022 - 13h33Por Investing.com

Por Investing.com - O Federal Reserve (Fed) elevou a taxa de juros em meio ponto percentual após a reunião do FOMC ontem (4), para o intervalo de 0,75% e 1%.

Enquanto o chairman da instituição, Jerome Powell, acalmou as expectativas de um potencial aumento em 75 pontos-base (bps) para a próxima reunião do FOMC (o que aumentou bastante o apetite ao risco), os analistas são unânimes de que o Fed vai continuar a apertar a sua política nas próximas reuniões, com um forte risco de que isso venha a pesar nos mercados.

O Fed está fazendo isso para tentar controlar a inflação crescente. No entanto, algumas vozes acreditam que o banco central poderia agir muito rápido e muito duro com a inflação, o que poderia levá-lo a aliviar sua política monetária novamente em 2023 e 2024.

Isso é realmente o que o analista-chefe do Macquarie explicou no início desta semana, de acordo com observações relatadas pela Australian Financial Review.

"Minha opinião há algum tempo é que, à medida que entramos em 2023 e 2024, há uma probabilidade muito maior de afrouxamento da política fiscal e monetária do que de aperto", disse ele.

"O que vai acontecer é que, quando o Federal Reserve começar a apertar - via aperto quantitativo e aumentos de taxas - e as taxas se aproximarem cada vez mais do neutro, a volatilidade dos preços dos ativos aumentará consideravelmente", acrescentou.

Ele concluiu: "Quando isso acontecer, o índice de condições financeiras ultrapassará o teto e nesse ponto a inflação e as taxas de crescimento começarão a desaparecer"

De sua parte, Alexander Saunders, analista do meu banco Citi, julgou que a alta inflação faz o Fed pensar duas vezes antes de relaxar novamente diante de uma queda nos mercados.

“A inflação alta restringe o Fed, tornando a política monetária menos provável se o crescimento (ou mercados) cair”, disse ele, acrescentando: “Há muito tempo argumentamos que a inflação alta colocaria o Fed em um beco sem saída – quando o crescimento enfraquecer".

Dados estudados por analistas do Citi sugerem que o Fed pode esperar que o S&P 500 caia para o nível 3.800, ou 9% abaixo do fechamento de terça-feira, antes de considerar uma desaceleração.

"Estamos analisando quanto os mercados teriam que cair para o Fed reagir e descobrimos que poderia ser 20% ou mais dos níveis atuais no pior cenário", disse Saunders.

"Com a expectativa de que a inflação permaneça elevada no curto prazo, é improvável que qualquer ação sobre a deterioração das condições financeiras resulte em um pivô para a acomodação monetária", disse Saunders.

*Publicado originalmente no Investing.com França