sábado, 20 de abril de 2024
Ações

Fed não tomará medidas para limitar quedas nos mercados de ações, diz eToro

"Vemos novas declarações do Fed, cheias de mensagens para conter uma forte recuperação contínua, e um aumento nas ações em forma de U, não em V. Crédito, não mercados de ações, é o que deve estar atento", avalia estrategista

01 junho 2022 - 12h40Por Investing.com

Por Investing.com - Ben Laidler, estrategista de mercados globais da eToro, explica que não acredita que o Federal Reserve tome medidas, por enquanto, para limitar quedas no mercado de ações, já que "o aperto das condições financeiras está fazendo grande parte do pesado levantamento da instituição monetária".

A resposta do Fed

"Não achamos que haja neste momento uma resposta do Fed focada em medidas para limitar quedas no mercado de ações. O aperto das condições financeiras está fazendo grande parte do trabalho pesado da autoridade monetária, cortando as expectativas de inflação e reduzindo o tamanho desse ciclo de alta. Isso corre o risco de uma grande alta das ações, em um momento em que a inflação está em pico, mas não em queda acentuada”, explica o especialista.

“Vemos novas declarações do Fed, cheias de mensagens para conter uma forte recuperação contínua, e um aumento nas ações em forma de U, não em V. Crédito, não mercados de ações, é o que deve estar atento. Você tem que ficar investido, mas na defensiva", acrescenta.

Condições financeiras

De acordo com Laidler, "eles se apertaram fortemente este ano. Os indicadores do mercado financeiro, de ações a spreads de crédito corporativo, lideraram os indicadores econômicos mais lentos. Isso ajudou a reduzir as expectativas de inflação. O Fed pode não querer que as condições sejam apertadas muito mais, mas você também não quer que eles relaxem significativamente com a inflação ainda caindo."

O que isso traduz

Os investidores devem continuar a investir para um eventual rali sustentável das ações, alerta o analista da eToro, “mas para já o viés deve ser defensivo, com riscos ainda elevados e com a probabilidade de o Fed limitar uma subida acentuada das ações de curto prazo ", ele aponta.

"Se estivermos errados é porque a queda do crescimento e da inflação é mais rápida do que o esperado. Vemos a instituição monetária mais sensível aos spreads de crédito, por exemplo, do que às ações. Estes estão mais próximos dos níveis estressados observados nos anos de 2018 e 2020 Intervenções do Fed. Vemos forte crescimento econômico e inflação estagnada, atrasando o Fed a tirar o pé do acelerador de juros por enquanto."

Por Investing.com Espanha