quinta, 28 de março de 2024
Estados Unidos

Fed deve subir taxas em todas reuniões por um ano, acredita JP Morgan

Junto com o conflito Rússia-Ucrânia, a outra grande preocupação dos mercados no momento é o aperto da política monetária do Fed

21 fevereiro 2022 - 13h48Por Investing.com

Por Investing.com - Junto com o conflito Rússia-Ucrânia, a outra grande preocupação dos mercados no momento é o aperto da política monetária do Fed, o Banco Central dos Estados Unidos, que deve começar com uma alta de pelo menos 0,25% em março.

No entanto, para o futuro, a incerteza paira sobre o ritmo do aumento de juros do Fed, com alguns antecipando vários aumentos de juros nos próximos trimestres.

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.

Este é particularmente o caso do banco JP Morgan, que anunciou em nota publicada no final da semana passada que seus economistas antecipam que o Fed aumentará suas taxas em 0,25% em cada uma das reuniões do FOMC até março de 2023. Aumento das taxas de 2,25% no total nos próximos 12 meses.

Vários funcionários do Federal Reserve sinalizaram a possibilidade de um aperto mais rápido da política nas últimas semanas. Na sexta-feira, Charles Evans, presidente do Federal Reserve Bank de Chicago, disse que o Fed precisava fazer um "ajuste substancial" em sua política monetária "errônea", dado o forte aumento da inflação.

Atualmente, o monitor de Taxas do Fed do Investing.com, que é baseado no mercado de futuros, prevê uma chance de 100% de uma alta de pelo menos 25 pontos base na próxima reunião do Fed, em março, e uma chance de 20% de uma alta de 50 pontos de aumento do ponto base.

E os economistas do JPMorgan (NYSE:JPM) (SA:JPMC34) estão antecipando tantos aumentos nas taxas do Fed, que se resumem à previsão global do CPI do primeiro trimestre, que foi aumentada para 5,7% (a/a), de uma previsão anterior de 3,5%.

“Não vemos mais uma desaceleração em relação ao ritmo quase recorde do último trimestre”, escreveu a equipe do JP Morgan.

“Acreditamos que o risco de que os bancos centrais mudem de rumo e percebam a necessidade de gerar um crescimento lento – e o impacto correspondente nas condições financeiras globais – é agora a ameaça mais significativa a um cenário global saudável”, acrescentaram.

Por fim, lembre-se que o JP Morgan não é o único grande banco a acreditar que o Fed será mais agressivo do que o esperado. O Goldman Sachs Group (NYSE:GS) (SA:GSGI34) anunciou na semana passada uma previsão de sete aumentos este ano, contra cinco anteriormente.

*Publicado originalmente na versão do Investing.com França