sábado, 20 de abril de 2024
eVTOL

Eve, da Embraer (EMBR3), formaliza pedido de certificação para 'carro voador'

Segundo a Anac, foi a primeira solicitação recebida e validada pela agência para obtenção de certificado de tipo para aeronave com característica de pouso e decolagem vertical

10 fevereiro 2022 - 15h29Por Redação Spacemoney

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) oficializou o início do processo de certificação de tipo da aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL) EVE-100, feito pela Eve, empresa da Embraer (EMBR3).

Segundo a Anac, foi a primeira solicitação recebida e validada pela agência para obtenção de certificado de tipo para aeronave com característica de pouso e decolagem vertical, um carro voador.

A validação do pedido pela Agência marca o início do processo de certificação de tipo, a primeira de uma série de etapas que a verificação dos requisitos de segurança da aeronave, incluindo testes e avaliações de todos os aspectos técnicos relevantes para garantir a segurança do projeto da aeronave.

Na visão do superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC, Roberto Honorato, esse é o início de um projeto que traz ganho significativo no futuro da aviação, não só no Brasil, mas com vistas ao mercado global. “Do ponto de vista da regulação, há muito trabalho a ser feito, não somente em relação à tecnologia da aeronave, mas na definição de todo ecossistema. O Brasil tem condições e engajamento para lidar com este desafio”, destacou.

O EVE-100 será projetado para transportar quatro passageiros com um piloto a bordo. O eVTOL possui oito rotores responsáveis pelo pouso e decolagem verticais e dois rotores responsáveis pelo deslocamento horizontal. A aeronave é totalmente elétrica, com baixo ruído e zero emissões de carbono. De acordo com a empresa, o EVE-100 encontra-se em estágio inicial de desenvolvimento.

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.