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Expansão de negócios

Empresas de seguros aceleraram transformação digital durante a pandemia, diz NTT Data Research

Os líderes do setor de seguros avançaram um ano no processo de transformação digital nos primeiros 90 dias da crise sanitária

01 junho 2021 - 13h20Por Redação SpaceMoney

Na manhã desta segunda-feira (1), a NTT Data Research divulgou os novos resultados do estudo As companhias de seguro de vida e renda vitalícia aceleram a transformação digital, que analisou a transformação que vem ocorrendo na indústria da vida e da renda vitalícia.

O documento constata que o setor avançou o equivalente a um ano durante os primeiros 90 dias da pandemia e indicou que os líderes do setor aceleraram significativamente os planos em 2020 com a chegada da Covid-19.

Cerca de 99% dos executivos de seguros de vida e renda vitalícia (L&A) acreditam na necessidade de uma mudança digital transformadora, enquanto 72% das operadoras atualmente migram os modelos de negócios para a distribuição digital de produtos e serviços de outras empresas a fim de oferecer uma melhor experiência ao cliente.

Em meio à mudança das expectativas dos consumidores, ao ambiente de negócios conturbado e à atividade agressiva de fusões e aquisições, a pesquisa prevê como a próxima década será definida pelos novos modelos de negócios e pela rápida aceleração digital para o mercado de seguros.

"Se a imprevisibilidade de 2020 nos ensinou alguma coisa é que a transformação digital não é mais apenas uma vantagem competitiva - é uma necessidade comercial", disse Matt Provencher, presidente de Serviços Financeiros e Seguros da NTT Data Services.

Destaques do estudo:

• 42% das seguradoras criaram plataformas de negócios digitais, parciais ou completas;

• 56% estão no processo de planejamento e desenvolvimento destas capacidades;

• 38% incorporaram tecnologias emergentes (Internet das Coisas, blockchain, Inteligência Artificial e robótica);

• 38% utilizam Big Data e análises para alcançar melhores clientes.

O estudo da NTT Data também analisou as principais tendências que podem impactar as estratégias de negócios da liderança nos setores de seguros e serviços financeiros pelos próximos três anos. Algumas das principais respostas foram:

• Ambiente competitivo em constante mudança (47%);

• Mais investimento em tecnologias digitais, como as Plataformas de Negócios Digitais (46%);

• Crescente instabilidade política e socioeconômica (37%);

• Mudança de demanda e comportamento do cliente (35%);

• Aumento das multas regulamentares (33%);

• Maior foco na sustentabilidade (22%).

Desafios permanecem

Embora se constate um grande progresso digital nos primeiros 90 dias da COVID-19, muitas seguradoras ainda estão nos estágios iniciais da maturidade digital.

Os resultados demonstram que 35% dos entrevistados realizaram investimentos em digital, mas sem qualquer estratégia abrangente ou roteiro e apenas 12% possuem um ecossistema de plataforma de negócios digital em funcionamento capaz de oferecer benefícios aos negócios.

Com informações de Market21 Comunicação & Marketing.

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