sexta, 19 de abril de 2024
Às vésperas da COP26

Empresários defendem protagonismo do Brasil nas questões do clima

Em carta, dirigentes de mais de cem empresas de grande porte demonstram preocupação com sustentabilidade ambiental

19 outubro 2021 - 11h38Por Agência EY

Por Agência EY - Em menos de duas semanas, as atenções do planeta estarão voltadas para a COP26, a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada entre 1 e 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia.

Preocupados com a imagem do Brasil em relação às questões ambiental, dirigentes de cento e sete grandes empresas nacionais e estrangeiras elaboraram uma carta em que defendem o protagonismo do país na defesa do clima.  

“O mundo precisa, com urgência, caminhar para uma economia de baixo carbono e o setor empresarial no Brasil reconhece sua responsabilidade nessa transformação”, diz um trecho da carta, entregue ao governo federal e que deve ser levada à COP26.

“Objetivos climáticos ambiciosos correspondem à nossa convicção de que o Brasil deve buscar o protagonismo nas negociações de clima. Esse é o papel compatível com a nossa tradição de integridade climática”, afirmam os empresários no documento, assinado por empresas dos mais diversos ramos da economia, como alimentício, farmacêutico, prestação de serviços e energia. 

“Desenvolvimento econômico e sustentabilidade podem e devem estar unidos. Não há mais sentido discutir uma agenda econômica dissociada da agenda ambiental”, afirmaLuizSérgio Vieira, CEO da EY Brasil. A EY é signatária da carta dos empresários.

“O Brasil tem todas as condições de promover um ciclo virtuoso de interatividade entre o meio ambiente e as empresas, servindo de exemplo para o mundo todo”, completa Vieira.

A EY, que ressalta seu compromisso com o meio ambiente, estabeleceu metas ambiciosas de redução global de suas emissões de carbono. O objetivo é reduzir as emissões totais em 40% e tornar-se líquido zero em 2025. 

Adiada por causa da pandemia, a COP26 promete ser o mais importante evento mundial climático do ano. A conferência reúne cerca de 200 países para discutirem pautas sobre mudanças climáticas e ações para evitar o problema.

Entre decisões importantes já tomadas em edições passadas estão, por exemplo, o Acordo de Paris, firmado em 2015 pelos participantes, ente eles o Brasil.  
O tratado estabelece medidas de redução de emissão de dióxido de carbono e tem o objetivo de fortalecer a resposta à ameaça da mudança do clima no planeta e reforçar a capacidade dos países em lidar com os impactos dessas mudanças.

Na Escócia, os participantes devem fazer um balanço sobre os primeiros anos do mais importante acordo sobre clima estabelecido pelas nações do mundo inteiro.