quinta, 28 de março de 2024
Radar

Emprego nos EUA, impostos globais, balanços e taxa de desemprego: 4 assuntos para observar na quarta

Aqui estão quatro coisas que podem afetar os mercados amanhã:

29 junho 2021 - 18h49Por Investing.com

Por Christiana Sciaudone e Ana Julia Mezzadri, do Investing.com - O Nasdaq 100 e o S&P 500 alcançaram, cada um, outro recorde nesta terça com as ações das fabricantes de chips, enquanto os bancos registraram uma negociação otimista.

Os mercados foram impulsionados pelo otimismo dos investidores em relação à economia. Em relação ao mês anterior, a confiança do consumidor aumentou em junho e ultrapassou as expectativas. Foi a leitura mais alta desde fevereiro de 2020, pouco antes da pandemia começar a afetar a economia.

As preocupações com a altamente contagiosa variante delta pesaram no setor de energia, pois novos bloqueios poderiam paralisar o progresso econômico. Daqui a dois dias, a organização dos principais produtores de petróleo se reunirá e deverá aliviar as restrições à produção.

A análise dos estoques de petróleo da indústria da semana passada sai após o fechamento, enquanto o relatório do próprio governo deve ser divulgado pela manhã. A queda nos estoques nas semanas anteriores levou à alta do preço do barril.

No Brasil, o Ibovespa fechou a terça-feira com queda leve, sustentado pela Vale (SA:VALE3), apesar de 60 das 84 ações do índice terem terminado o pregão no vermelho. O mercado continua pesando as medidas da proposta de reforma tributária.

A quarta-feira será de calendário econômico agitado, com atenção especial para a taxa de desemprego.

Aqui estão quatro coisas que podem afetar os mercados amanhã:

1. Taxa de desemprego

A quarta-feira será recheada de dados econômicos no Brasil. São esperadas as divulgações da taxa de desemprego, dívida líquida/PIB, balanço orçamentário e fluxo cambial estrangeiro.

De todos os dados, o mais aguardado será o da taxa de desemprego, que registrou 14,7% no mês passado.

Para além dos indicadores da economia, o mercado deverá seguir atento aos desdobramentos da proposta de Reforma Tributária enviada ao Congresso pelo Governo, que tem causado controvérsia.

2. Emprego nos EUA

O relatório de empregos de junho do Instituto de Pesquisa ADP será divulgado às 9h15 (horário de Brasília). O relatório de contratação do setor privado dará alguns insights sobre o que esperar das folhas de pagamento não-agrícolas de sexta-feira. O consenso é de 600.000 novos empregos, abaixo dos 978.000 do mês anterior.

3. Impostos

A OCDE se reunirá em Paris para acertar detalhes da tributação internacional. As negociações vêm depois que o G-7 concordou em estabelecer um piso para as alíquotas de imposto corporativo de pelo menos 15%, ultrapassando a média atual de 6% para 7%. A meta é fazer uma proposta antes da reunião do G-20, em julho.

4. Balanços

Sim, isso mesmo, baçanços. Para alguns, pode ser a calmaria do verão, mas para vários grandes nomes, não. A Micron Technology Inc (NASDAQ:MU) (SA:MUTC34) nos dará um vislumbre do estado das fabricantes de chips, a Constellation Brands Inc Class A (NYSE:STZ) dará uma ideia de quanto ainda estamos bebendo, a General Mills Inc (NYSE:GIS) (SA:G1MI34), o quanto de cereais estamos comendo, e a Bed Bath & Beyond Inc (NASDAQ:BBBY) deve nos mostrar se ainda estamos gastando em artigos para as nossas casas, às quais os norte-americanos não estão mais confinados.

Tags: EUA, Ibovespa, PIB, Vale