sexta, 29 de março de 2024
Projeções

Em meio à crise energética, fontes renováveis devem ganhar força em 2022, estima EY

Ativos alternativos, como solar e eólica, possuem imenso potencial no país

13 janeiro 2022 - 10h00Por Agência EY

As energias renováveis ganham cada vez mais força no país e, em 2022, não deve ser diferente. A expectativa é de especialistas do setor energético.

“Apesar de uma perspectiva de baixo crescimento econômico, o que influencia diretamente a demanda energética do país no curto prazo, a busca por implantação de fontes renováveis no país continua alta”, explica André Flávio, diretor-executivo para o setor de energia da EY.

Em entrevista para a Agência EY sobre as perspectivas para 2022 nas mais diversas áreas socioeconômicas, André fala sobre o potencial das fontes renováveis para o setor energético brasileiro.  

Quais são as perspectivas para 2022 em relação às energias renováveis no país? 

Apesar de uma perspectiva de baixo crescimento econômico, o que influencia diretamente a demanda energética do país no curto prazo, a busca por implantação de fontes renováveis no país continua alta.

A perspectiva é de que as fontes renováveis de energia ainda continuarão aquecidas com investimentos e aceitação por parte do mercado e dos consumidores. 

Dados da Absolarrevelam que apenas a energia solar produzida no país já é mais do que um terço da energia elétrica gerada pela usina de Itaipu. Isso demonstra o potencial desse tipo de energia no país? 

A parcela de energia solar na matriz energética do Brasil, apesar de vir crescendo consideravelmente, ainda possui uma pequena participação. Acredito que o dado a ser considerado aqui é o potencial ainda inexplorado desta fonte.

Podemos considerar que várias indústrias ainda não migraram para esta possibilidade, o mercado residencial continua praticamente inexplorado e há muitas áreas com possibilidade de abrigar fazendas solares. 

Diante da crise hídrica enfrentada pelo país, qual é a importância de se investir em energias renováveis, como solar e eólica? 

As energias solar e eólica podem atuar como um substituto à energia hidráulica. Porém, essas fontes, como algumas hidrelétricas, também são intermitentes e consideradas inflexíveis, caso não haja um sistema armazenador que as complemente.

Apesar dessa intermitência, as fontes renováveis apresentam uma opção sustentável à substituição de fontes emissoras de carbono e podem ajudar as hidrelétricas a operar de maneira mais eficiente seus reservatórios. 

Quais são os tipos de energia renovável com maior potencial no país nos próximos anos? 

Acredito que, de acordo com a evolução da legislação, as eólicas offshore (instaladas fora da costa territorial) e as solares, principalmente com a abertura de mercado e o incentivo à geração distribuída, serão as fontes com maiores investimentos nos próximos anos. 

A chegada do 5G deve provocar impacto no mercado e produção de energias renováveis? 

O 5G permitirá que o sistema disponibilize mais dados para análise e melhorará a questão dos comandos remotos. Esses dois aspectos permitirão um melhor gerenciamento remoto de geração a partir de fontes renováveis. 

Quais os maiores desafios que o país enfrenta para expansão das energias renováveis? 

Resumidamente, os principais desafios são: fatores políticos e econômicos, que trazem incertezas para o investidor; grandes volumes de recursos financeiros para expansão do sistema com fontes renováveis, bem como modelos financeiros que diminuam o risco financeiro.

Além da implantação dos parques, é necessário o investimento em melhoria e expansão da infraestrutura. É necessária a implementação de leis e normas que permitam e incentivem a expansão do sistema baseado em fontes renováveis de energia.

É preciso que haja melhoria da tecnologia para redução do custo de equipamentos e aumente a eficiência deles. Também é necessária a melhoria de tecnologia de armazenamento de energia e garantias de geração devido a condições climáticas, bem como mudanças climáticas.