sexta, 19 de abril de 2024
Ações

Em dia de queda generalizada, CSN (CSN3), Locaweb (LWSA3) e Vale (VALE3) lideram perdas do Ibovespa

No encerramento dos negócios, o índice registrou perdas de 2,86%, aos 111.077 pontos

22 abril 2022 - 17h38Por Redação Spacemoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, fechou em queda o pregão desta sexta-feira (22). No encerramento dos negócios, o índice registrou perdas de 2,86%, aos 111.077 pontos.

Em dia de queda generalizada no mercado, as perdas foram puxadas por CSN (CSN3), que recuou 7.68%, cotada a R$ 22,01. Locaweb (LWSA3) e Vale (VALE3) também ficaram entre as maiores perdas, caindo 6,29% e 5,80%, respectivamente.

Na outra ponto, com ganhos tímidos, ficaram Copel (CPLE6), que ganhou 1,63%, e Ambev (ABEV3), que subiu 0,14%.

Para Alexsandro Nishimura, economista, head de conteúdo e sócio da BRA, o pregão desta sexta, prensado entre o feriado de Tiradentes e o final de semana, foi de perdas na B3, com o Ibovespa acompanhando a maior aversão ao risco das bolsas internacionais.

"Lá fora, as sinalizações mais hawkish por parte do FED e do BCE pesaram sobre o humor dos investidores. Powell disse que uma ou mais altas de 0,50 p.p. são apropriadas e Lagarde afirmou que o BCE deve subir juro ainda esse ano. Além disso, o começo da temporada de resultados nos EUA vem desapontando", explicou o economista.

As sinalizações mais hawkish das autoridades monetárias norte-americanas e da zona do euro também se refletiram sobre o câmbio, com o dólar ganhando força, acima de R$ 4,80.

"O mercado nacional absorveu também as notícias internas desfavoráveis, que geram desconfiança nos investidores, como a postergação da privatização da Eletrobras, cujas ações registraram fortes perdas. O novo ruído político entre o Executivo e o Judiciário quanto à intervenção no caso do Daniel Silveira incrementou o mau humor local".