quarta, 24 de abril de 2024
Notas de crédito

Eletrobras (ELET3)(ELET6): Fitch reafirma rating 'BB-', com perspectiva negativa

O perfil de crédito da Eletrobras se beneficia do forte vínculo entre a empresa e o Brasil, de acordo com a agência

30 maio 2022 - 09h00Por Redação SpaceMoney

Nesta segunda-feira (30), a Fitch reafirmou os Ratings de Inadimplência de Emissor (IDRs) de Longo Prazo em Moeda Estrangeira e Local da Centrais Elétricas Brasileiras SA (Eletrobras), ELET3 e ELET6, e ratings de títulos seniores sem garantia em 'BB-'.

Os ratings na Escala Nacional da Eletrobras, suas subsidiárias avaliadas e seus ratings de debêntures locais em circulação também foram afirmados em 'AA(bra)'.

A perspectiva do rating veio negativa para os IDRs e estável para os ratings em Escala Nacional.

O perfil de crédito da Eletrobras se beneficia do forte vínculo entre a empresa e o Brasil, de acordo com a Fitch. A agência explica que os ratings incorporam provável suporte do soberano e são um dos pilares para equalização dos ratings.

O Brasil controla a Eletrobras por meio de sua participação de 52% nas ações com direito a voto do emissor e desempenha um papel importante nas atividades operacionais, estratégicas e financeiras da Eletrobras.

O governo também garante 13% da dívida da Eletrobras, o que reforça ainda mais o vínculo e o apoio à empresa.

O setor elétrico brasileiro também conta com o portfólio de usinas de geração e linhas de transmissão da Eletrobras, devido ao seu porte como o maior player do setor, pontua a Fitch.

O tamanho da Eletrobras e a importância do setor somam-se ao incentivo do governo para apoiar a empresa, dadas as fortes implicações sociopolíticas em caso de dificuldades, afirmam os analistas.