quinta, 28 de março de 2024
Notas de crédito

Eletrobras (ELET3): Fitch afirma rating da companhia em BB-, com perspectiva estável

Classificação reflete o enfraquecimento do vínculo entre a empresa e o rating soberano brasileiro (BB-/Negativo) após a privatização das ações da empresa elétrica

15 junho 2022 - 16h58Por Redação SpaceMoney
EletrobrasEletrobras - Crédito: REUTERS/Brendan McDermid

Nesta quarta-feira (15), a agência de classificação de risco Fitch afirmou os Ratings de Inadimplência de Emissor (IDRs) de Longo Prazo em Moeda Estrangeira e Local da Eletrobras (ELET3) e ratings de títulos seniores sem garantia em BB-.

Invista com quem se preocupa com o seu amanhã. Venha conhecer o mercado de investimentos por objetivos com a Tomorrow.

Os ratings na Escala Nacional da Eletrobras, bem como suas subsidiárias avaliadas e seus ratings de debêntures locais em circulação também foram afirmados em AA(bra).

A perspectiva do rating dos IDRs foi revisada de negativa para estável. A perspectiva para os ratings na Escala Nacional permanece estável.

A revisão da perspectiva para estável para os IDRs reflete o enfraquecimento do vínculo entre a empresa e o rating soberano brasileiro (BB-/Negativo) após a privatização das ações da empresa, diz a agência.

A Fitch avalia a Eletrobras de forma independente, já que o governo agora possui menos de 50% das ações e provavelmente vai controlar apenas um ou dois dos onze assentos do conselho após a eleição do conselho de administração.

O governo mantém o direito de vetar alterações nos estatutos da empresa.

A Fitch retirou a avaliação do perfil de crédito autônomo (SCP) da empresa de bb-, uma vez que a empresa agora deve ser avaliada de forma autônoma e não equalizada com o soberano.

O rating também reflete a consolidação da usina hidrelétrica Santo Antônio de 3.568 MW, a desconsolidação da Eletronuclear e os aumentos previstos nas tarifas da capacidade atualmente vendida sob o regime de cotas.