sábado, 20 de abril de 2024
Commodities

EIA: estoques de petróleo caíram 6,866 milhões de barris na semana passada

Os preços do petróleo subiram com as notícias da queda de estoques

08 julho 2021 - 14h49Por Investing.com

Investing.com -- Os estoques de petróleo dos EUA caíram mais do que o esperado na última semana, disse a Administração de Informações de Energia (EIA, na sigla em inglês), na quinta-feira.

Os estoques de petróleo bruto recuaram 6,866 milhões de barris na semana passada, em comparação com as expectativas dos analistas de uma queda de 4,033 milhões de barris.

Os estoques de destilados, que incluem diesel e óleo para aquecimento, cresceram 1,616 milhão de barris na semana, contra as expectativas de um acúmulo de 171.000 barris, como demonstraram os dados da EIA.

Os estoques de gasolina caíram 6,076 milhões de barris na semana passada, segundo a EIA, em comparação com as expectativas de consumo de 2,176 milhões de barris.

Os preços do petróleo subiram com as notícias da queda de estoques.

Por volta das 14h48 (horário de Brasília), o petróleo WTI, negociado em Nova York, tinha alta de US$ 0,34 ou 0,47%, a US$ 72,54.

O WTI havia recuado mais de 5% nos últimos dois dias, com preocupações sobre a segurança de futuros cortes de produção por parte do cartel Opep+ depois de um embate entre a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos sobre cotas de exportação.

"Temos um consumo de petróleo bruto de quase 7 milhões de barris em comparação com uma previsão de 4 milhões, e ainda assim, o WTI está com dificuldade em iniciar um rali hoje", afirmou Barani Krishnan, analista do Investing.com. "Temos de nos perguntar por quê, e a resposta é óbvia: Há um maior medo quanto à Opep e o que poderia acontecer aos cortes maiores de produção da coalizão, do que euforia com a queda das reservas dos EUA".

"Até que os Emirados Árabes digam que vão respeitar as cotas de exportação até que um outro acordo seja alcançado, os preços do petróleo poderão seguir pressionados".