sexta, 29 de março de 2024
Criptos

Mais lidas: Após Nubank (NUBR33), Inter (BIDI11) também bloqueia transações na Binance

De acordo com reclamações, transferências de contas para a exchange Binance estão sendo bloqueadas por ambas as instituições. Assim, os clientes alegam que não conseguem efetuar compras de criptomoedas

20 fevereiro 2022 - 17h10Por Redação Spacemoney

Os bancos digitais surgiram com uma proposta diferenciada e inovadora, mas agora são acusados de bloquear transações de seus clientes. As acusações caem sobre o Nubank e o Banco Inter, que estariam bloqueando transações de compras de criptomoedas, conforme o site CriptoFácil.

De acordo com essas reclamações, transferências de contas para a exchange Binance estão sendo bloqueadas por ambas as instituições. Assim, os clientes alegam que não conseguem efetuar compras de criptomoedas por causa desse bloqueio.

As reclamações começaram a ganhar corpo na semana passada, quando clientes da Binance não conseguiam realizar trnsações com o Nubank. Neste fim de semana, juntaram-se a eles, clientes do Banco Inter. Os usuários afirmam que estavam com dificuldades para utilizarem o sistema de pagamentos instantâneos Pix, que funciona 24 horas por dia.

Basicamente, ocorriam dois problemas quando os clientes tentavam realizar a compra. Ou o pix não era enviado para a chave da Binance, ou então a transação acontecia, mas era devolvida logo depois. Em ambos os casos, o dinheiro não caía na conta.

Bancos bloqueiam Pix

No caso do Inter, as operações não apenas foram bloqueadas como também o limite de transferências via Pix. Ou seja, os clientes da Binance ficaram impossibilitados de fazer qualquer tipo de transferência.

Alguns clientes chegaram a abrir processos de reclamação no site Reclame Aqui contra o Inter. Um desses clientes disse que se sentiu “penalizado” pelo banco sem nenhum motivo.

“Minhas transações simplesmente foram zeradas sem prévio aviso e sem nenhuma transparência. Me senti realmente penalizado, sem nenhuma oportunidade de realizar transações e ainda tendo de esperar 24 horas ou mais para fazer um pix, no qual eu tinha urgência”, disse o usuário.

Em resposta, o Inter afirmou que por questões de sigilo bancário não poderia revelar o motivo do bloqueio. Mas alertou que os usuários não tentassem realizar novas transferências via Pix para a instituição selecionada – ou seja, a Binance.

A atitude do Nubank e do Inter causou revolta entre clientes, que reclamaram de não ter a liberdade de usar o próprio dinheiro.

Esta não é a primeira vez que bancos e exchanges de criptomoedas entram em conflito. No passado, grandes bancos, como Itaú e Bradesco, já haviam cancelado contas de exchanges e até de alguns vendedores P2P.

O CriptoFácil entrou em contato com a Binance, o Nubank e o Inter para identificar os motivos dos bloqueios. Em nota, o Nubank respondeu afirmando que a medida visa combater fraudes e não era uma restrição específica para criptomoedas.

“O Nubank esclarece que a ação de segurança faz parte de um mecanismo preventivo anti-fraude aplicado em compras de cartão de crédito a determinados estabelecimentos. Não há qualquer relação com um segmento de mercado, produto ou serviço em particular. Enfatizamos, inclusive, nosso entusiasmo com tecnologias disruptivas capazes de atender as necessidades dos clientes, como tem se apresentado o universo das criptomoedas, uma tendência global.”

A Binance respondeu afirmando que não iria comentar o caso, enquanto o Inter não se pronunciou até o fechamento desta matéria.

*Com informações do site CriptoFácil

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.