quinta, 18 de abril de 2024
Atalho

Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda é liberada

Nesta modalidade, o contribuinte inicia a declaração com diversas informações que já estão nas mãos da Receita por outras fontes

14 março 2022 - 15h53Por Redação Spacemoney
 - Crédito: Reprodução

Já está diponível a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda. O serviço estava previsto para iniciar nesta terça-feira (15), mas a Receita Federal antecipou a liberação para hoje (14).

A declaração pré-preenchida já era uma possibilidade para pessoas jurídicas e, neste ano, passa a ser usada pelas pessoas físicas, que são a maioria dos 34 milhões de contribuintes.

Para usar a ferramenta, os contribuintes terão de possuir uma conta gov.br, nos níveis ouro ou prata. O potencial de pessoas que podem acessar a declaração pré-preenchida chega a 10 milhões. No entanto, a Receita Federal, espera cerca de 3 a 4 milhões de declarações neste formato. 

Mas o que é?

Nesta modalidade, o contribuinte inicia a declaração pré-preenchida com diversas informações que já estão nas mãos da Receita por outras fontes.

São resgatados dados da declaração do imposto sobre a renda retido na fonte (DIRF), emitida pela fonte pagadora; da declaração de informações sobre atividades imobiliárias (DIMOB); e da declaração de serviços médicos (DMED).

Cabe ao cidadão verificar as informações e corrigí-las, caso necessário.