quinta, 28 de março de 2024
Notas de crédito

CSN Mineração (CMIN3): Fitch atribui rating 'AAA(bra)' pela primeira vez, com perspectiva estável

A nota se estende à sua proposta de segunda emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações e da espécie quirografária

12 julho 2022 - 14h46Por Redação SpaceMoney

Às 14:27 desta terça-feira (12), as ações de CSN Mineração (CMIN3) recuavam 0,57%, ao preço de R$ 3,50 cada. Hoje, a agência de classificação de risco Fitch atribuiu rating ‘AAA(bra)’ à companhia pela primeira vez, com perspectiva estável.

A nota se estende à sua proposta de segunda emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações e da espécie quirografária. 

O rating da CSN Mineração reflete os médios a elevados incentivos de que sua acionista controladora, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), lhe preste suporte, se necessário, diz a agência.

A Fitch pontua que a CSN possui perfil de crédito superior ao da CSN Mineração, e a aplicação da metodologia de vínculo entre ratings de controladoras e subsidiárias resultou na equalização do rating da CSN Mineração ao da CSN.

Analistas avaliam a CSN com os IDRs (Issuer Default Ratings - Ratings de Inadimplência do Emissor) em Moedas Local e Estrangeira ‘BB’/Perspectiva Positiva e com o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’/Perspectiva Estável.

Segundo a agência, os ratings da CSN refletem a forte posição de negócios e a competitividade de custos de suas operações de minério de ferro e de aços planos no mercado brasileiro.

Também contemplam a diversificação do fluxo de caixa, somada às operações siderúrgicas da empresa no exterior, bem como sua crescente presença no setor brasileiro de cimento, afirma a Fitch.

Já a perspectiva positiva dos IDRs reflete a expectativa de reduções contínuas nas dívidas bruta e líquida da companhia, em virtude do forte fluxo de caixa operacional, como resultado dos elevados preços do minério de ferro.

Tags: CMIN3