quinta, 18 de abril de 2024
Tendências

Cresce procura por EaD no ensino superior; mercado de trabalho deve ser impactado, diz especialista

Pandemia de Covid-19 impulsiona transições de carreira e também de modalidades do sistema educacional

22 junho 2021 - 12h32Por Redação SpaceMoney

O ensino superior da rede privada sofreu uma queda de 8,9% nas matrículas em cursos presenciais no primeiro semestre de 2021, enquanto a modalidade à distância (EAD) viu a procura subir 9,8% no mesmo período. Os dados são do Mapa do Ensino Superior no Brasil, pelo Instituto Semesp, e refletem uma tendência que se mantém desde 2016 e deve aumentar ainda mais no período pós-pandemia.

"Passamos por um momento de profunda alteração no sistema educacional que vai impactar profundamente o mercado de trabalho. O Fórum Econômico Mundial considerou a pandemia uma mudança de paradigmas para faculdades e universidades em todo o mundo e que acelerou a transformação do ensino superior. A projeção é de que as pessoas passem a buscar mais por formação via internet que presencial", afirma Alfredo Freitas, especialista em Educação e Tecnologia e diretor da universidade americana AmbraUniversity.

Pesquisa realizada pela Organização Kaspersky mostrou que mais da metade da população brasileira (53%) deseja mudar de emprego devido à pandemia, um momento para transições de carreira e de modalidade no ensino.

O ensino à distância no Brasil, que foi regulamentado há 14 anos, superou pela primeira vez, a oferta de vagas da educação presencial no país. De acordo com o Censo mais recente da Educação Superior, foram oferecidas 7,1 milhões de vagas virtuais, frente a 6,3 milhões das presenciais. Em dez anos, o crescimento dos ingressantes em EAD foi de 226%, contra 19% da modalidade presencial, o número superou as expectativas para no ano 2020.

"Vale ressaltar que, assim como no presencial, existem cursos de qualidade que entregam uma formação de alto nível para o profissional atuar na complexidade e gera resultados para a sociedade e cursos fracos que entregam apenas um diploma com conhecimento raso, portanto, a pessoa deve pesquisar com atenção e fazer a escolha correta", afirma o especialista Alfredo Freitas.

"O ensino via internet é uma realidade que deve ganhar um novo impulso no futuro próximo devido a pandemia, então é necessário que o aluno fique atento a esta nova realidade. Pesquisa recente da Organização americana RecruitmentandUniversity mostrou que o crescimento do ensino via internet já era acelerado antes da pandemia. Os EUA figuraram no estudo como líder mundial em educação online, um parâmetro que deverá ser seguido no Brasil", garante Freitas.

Com informações da Evox Solutions.