sexta, 29 de março de 2024
Pandemia

Covid-19: cepa imparável duplica no Reino Unido e chega ao Japão

Em meio a flexibilizações em todo o mundo, investidores estão acompanhando o impacto das novas variantes do novo coronavírus

12 abril 2022 - 17h40Por Investing.com

Por Laura Sanches, do Investing.com Espanha

Investing.com - Apesar de o mundo inteiro estar em meio a uma flexibilização das restrições contra o coronavírus, os investidores não estão perdendo de vista a situação da saúde global, especialmente naqueles países que movimentam a economia.

A China continua tentando travar o aumento de casos na sua política Covid-zero e, entretanto, os investidores estão acompanhando o último minuto das novas variantes. Nesse caso, o avanço 'furtivo' do XE, a nova variante do Omicron, é preocupante.

A nova variante Ómicron XE dobrou no Reino Unido (1.125 casos até 5 de abril em comparação com 637 em 25 de março, segundo a CNBC ).

O Japão já relatou um caso em seu país: uma mulher de 30 anos que chegou ao Aeroporto Internacional de Narita, vinda dos EUA, em 26 de março.

XE também foi relatado na Tailândia, Índia e Israel. Suspeita-se que esses últimos casos israelenses possam ter se desenvolvido de forma independente. Os Estados Unidos ainda não relataram nenhum caso dessa nova variante.

XE contém uma mistura da cepa Omicron BA.1, anteriormente altamente infecciosa, que surgiu no final de 2021, e a variante BA.2 mais recente, atualmente a variante dominante no Reino Unido.

As primeiras estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) sugerem que o XE pode ser mais transmissível do que as cepas anteriores, pois até agora mostrou uma taxa de crescimento ligeiramente maior do que seu antecessor.

Dados da Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA) mostram que XE tem uma taxa de crescimento de 9,8% acima da BA.2, enquanto a Organização Mundial da Saúde estabeleceu até agora esse número em 10%.

À medida que os estudos continuam sendo conduzidos sobre essa nova variante, os especialistas esperam que a cepa diminua em gravidade, mesmo que se espalhe mais facilmente.

As ações asiáticas foram negociadas mistas na terça-feira. O Nikkei fechou com quedas de 1,8%. Quanto aos mercados europeus, quase todos - incluindo o FTSE 100 - ainda estão no vermelho hoje.