quarta, 24 de abril de 2024
Impactos da guerra

Conflito internacional gera efeito cascata nos países emergentes

Com a guerra entre Rússia e Ucrânia o panorama mundial da economia fica instável e afeta todas as populações ao redor do planeta, diz estrategista-chefe da Diagrama Investimentos

24 fevereiro 2022 - 12h25Por Redação Spacemoney

Com a guerra entre Rússia e Ucrânia o panorama mundial da economia fica instável e afeta todas as populações ao redor do planeta, o que já pode ser percebido nas bolsas de valores mundiais. Com isso, o consumidor vai sentir seu poder de compra diminuir ainda mais.

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.

Segundo Ricardo Leite, estrategista-chefe da Diagrama Investimentos, o ponto principal da tensão econômica é que já estamos vivendo de forma globalizada com o aumento da inflação, com o sistema financeiro global sendo afetado de maneira abrupta, com efeito cascata nos países emergentes.

“Essa tensão geopolítica alterou as expectativas dos agentes quanto a decisão do FOMC (Federal Open Market Committee) para próxima reunião, que majoritariamente era de 50 bps (Basis Points) de alta, agora está em 25 bps, com esse cenário, não parece provável que o FED (Federal Reserve) comece um ciclo de alta de juros de maneira agressiva”, esclarece o estrategista.

“E no Brasil, a inflação deverá permanecer como um problema por um tempo, No começo ela estava concentrada em alimentos e combustíveis, mas agora vemos se espalhar por diversos setores influenciando uma pressão em cadeia”, finaliza Leite.