sexta, 19 de abril de 2024
Renda variável

Com alta da Selic, veja 5 cuidados na hora de comprar ações

Segundo Beto Assad, analista de ações do Kinvo, a situação exige cautela, mas é possível aproveitar boas oportunidades

04 fevereiro 2022 - 16h56Por Redação Spacemoney

O Ibovespa fechou o ano de 2021 com queda de quase 12%, o pior desempenho desde a retração de 13,31%, em 2015. Com a inflação ficando acima do teto da meta do governo e a forte elevação da taxa Selic, os investidores estão sendo desestimulados a comprar ações. Isso enfraquece a renda variável e fortalece a renda fixa. 

O cenário incerto devido à pandemia também influencia diretamente no desempenho do Ibovespa. E, por fim, 2022 é um ano eleitoral, o que certamente trará mais volatilidade para o mercado dependendo das propostas dos candidatos. Mas, afinal, a queda no valor das ações da Bolsa pode ser uma oportunidade para quem deseja investir?

Para Beto Assad, analista de ações e consultor financeiro do Kinvo, aplicativo de investimentos, os investidores mais experientes podem se beneficiar com a queda das ações, mas é preciso determinar uma estratégia e ter cautela. Por isso, o especialista traz cinco dicas para quem deseja comprar ações em momentos de baixa. Confira:

Tenha paciência e cautela 

Esse é um momento muito conturbado para quem deseja comprar ações. É preciso escolher bem as empresas nas quais você pretende investir. Além disso, é preciso “ter estômago” para aguentar a volatilidade e a queda. Por isso, ter paciência e cautela são fundamentais neste momento.

2. Tenha uma estratégia de investimento

Fuja da tentação de comprar ações em queda sem levar em conta a sua estratégia e os fundamentos do papel. Não compre ações só porque caíram demais. Se a empresa está numa situação desfavorável, acredite, uma queda forte pode ser apenas o início de quedas ainda mais intensas.

3. Entenda o seu perfil de risco

Seja sincero com seu apetite de risco. Lembre-se que estamos em ano de eleição e a volatilidade costuma ser alta. Não é todo investidor, principalmente o iniciante, que consegue aguentar muito o sobe e desce das ações.

4. Caso já tenha ações, avalie o momento para vender

Comprar e segurar é diferente de comprar e esquecer. Fuja da desculpa de que suas ações são para longo prazo, principalmente se foram compradas num momento ruim. Reflita se você teria segurado suas ações se elas estivessem dando lucro. Não adianta ser um “buy and holder” apenas quando suas ações estão caindo. E que fique claro: se as razões pela qual você comprou a empresa não existem mais e ela deixou de ser atrativa, avalie realmente se é viável continuar sendo acionista da empresa.

5. Invista em empresas exportadoras e em bancos

Empresas exportadoras com receitas atreladas ao dólar podem ser interessantes como o setor de mineração, frigoríficos e papel e celulose, assim como o setor que mais se favorece com a alta da taxa de juros, que são os bancos.

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.