terça, 16 de abril de 2024
Opinões e lacrações

Carosella critica PL dos agrotóxicos; Amoêdo e Zambelli comentam inflação; Amorim prevê mais juros

A reação dos influenciadores às principais notícias de hoje da economia e dos investimentos

09 fevereiro 2022 - 16h10Por Redação SpaceMoney

As principais notícias de hoje (9) na economia e no mercado de investimentos geraram reações acaloradas no Twitter.

A primeira notícia que movimentou as redes sociais foi a inflação. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial de país, variou 0,54% em janeiro, de acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 

Ao longo do dia, economistas e políticos comentaram o índice, mas com visões bem diferentes sobre o que - ou quem - é culpado pela escalada de preços. 

Enquanto João Amoêdo, candidato à Presidência da República nas eleições de 2018, culpou “as políticas fiscais populistas” pelo aumento da inflação, a Deputada Federal Carla Zambelli, apoiadora de Jair Bolsonaro, afirmou que o lockdown causou o fenômeno.

Ainda “repercutindo” a inflação, o economista Ricardo Amorim apontou que a Selic, considerada o principal instrumento de controle do aumento de preços, deve ser elevada acima das expectativas anteriores.

Para te ajudar a tomar boas decisões com seu dinheiro, a SpaceMoney fez uma reportagem que explica como o IPCA impacta os investimentos. Confira!

Agrotóxicos ou defensivos?

A polêmica já começa aqui. O outro assunto que engajou geral as redes sociais nesta quarta-feira foi o PL 6299, que flexibiliza a entrada de químicos agrícolas no Brasil e foi pautado para votação urgente na Câmara dos Deputados. Seus defensores se referem a esses produtos como “defensivos químicos”, enquanto seus detratores os chamam de “agrotóxicos” ou mesmo “venenos”.

Na mesma linha da famosa chef Paola Carosella, o jornalista especializado em meio ambiente André Trigueiro e a atriz Leandra Leal expuseram sua indignação com o projeto de lei.