sexta, 19 de abril de 2024
Agricultura

Café robusta fecha em alta perto de máxima, enquanto açúcar bruto recua

Contratos futuros do café robusta na ICE não estavam longe da alta de quatro anos

01 setembro 2021 - 19h44Por Reuters

Por Marcelo Teixeira e Maytaal Angel, da Reuters - Os contratos futuros do café robusta na ICE não estavam longe da máxima de quatro anos atingida na terça-feira (31), enquanto o açúcar bruto recuou nesta quarta-feira (1).

Café

Café robusta para novembro fechou em alta de 40 dólares, ou 2%, em 2.066 dólares a tonelada, após atingir a máxima desde setembro de 2017 na terça-feira em 2.070 dólares.

Existe forte demanda de substituição para o robusta no momento, devido ao recente aumento nos preços de café arábica após a geada prejudicar a safra do maior produtor, o Brasil.

Enquanto isso, as ofertas de robusta estão diminuindo em meio ao congestionamento de embarque e 'lockdowns' devido ao coronavírus no Vietnã, maior produtor.

A província de Lampung, na Indonésia, região importante de produção de robusta, exportou 6.250,69 toneladas do grão em agosto, em queda de 70,5% do mesmo mês no ano passado, mostraram dados.

Café arábica para dezembro recuou 0,25 centavo de dólar, ou 0,1%, em 1,9565 dólar por libra-peso.

Açúcar

Açúcar bruto para outubro fechou em queda de 0,17 centavo de dólar, ou 0,9%, em 19,67 centavos de dólar por libra-peso.

Os operadores disseram que o açúcar provavelmente se consolidará depois de não conseguir quebrar teto da máxima de quatro anos e meio de agosto, com a fraca demanda compensando o declínio na produção do maior produtor, o Brasil, após o tempo seco e os danos causados pela geada.

O Brasil exportou 2,6 milhões de toneladas de açúcar em agosto, ante 3,14 milhões de toneladas um ano anterior.

Açúcar branco para outubro permaneceu sem mudanças em 483,30 dólares a tonelada.

A Ucrânia deverá elevar sua produção de açúcar branco de beterraba sacarina em cerca de um terço na safra 2021/22, para 1,4 milhão de toneladas, disse o Ministério da Economia do país.