sexta, 29 de março de 2024
Tudo certo

Cade concede aval para transação de compra da Gaspetro pela Compass, subsidiária da Cosan (CSAN3)

Levante esperava que o órgão antitruste impusesse remédios para o negócio ser aprovado

09 março 2022 - 11h56Por Redação SpaceMoney

Na última terça-feira (8), a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou, sem restrições, a compra da Gaspetro pela Compass (PASS3), subsidiária da Cosan (CSAN3). Caso não haja interposição de recurso de terceiro interessado em até 15 dias, a operação fica aprovada em definitivo.

A Levante esperava que a operação fosse aprovada mediante a exigência de remédios aplicados pelo órgão antitruste, como a venda da participação em algumas distribuidoras, o que não aconteceu. "O aval sem restrições é uma surpresa positiva para a Cosan", avaliaram Enrico Cozzolino, Flávio Conde e Luis Nuin.

A Gaspetro, atualmente controlada pela Petrobras, se trata de uma holding que possui participações minoritárias em dezessete concessionárias de distribuição de gás natural espalhadas pelo país, além do controle da Gás Brasiliano (SP).

A fatia adquirida pela Compass chega a 51%, com os outros 49% pertencentes ao Grupo Mitsui.

Já a Compass, empresa da holding Cosan (CSAN3), possui a maior distribuidora de gás do país, a Comgás, que atua em São Paulo.

Além da compra da Gaspetro, a Compass adquiriu recentemente a Sulgás, distribuidora do Rio Grande do Sul, para expandir sua área de atuação.

Por volta das 11:40 desta quarta-feira (9), os papéis CSAN3 subiam 2,04%, cotados a R$ 22,48.

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.