quinta, 28 de março de 2024
Renda variável

BTG Pactual (BPAC11) e Teva lançam ETF focado em empresas brasileiras de commodities

Inédito no Brasil, fundo de índice reúne vinte e nove empresas brasileiras responsáveis por 97% das exportações de commodities do país

30 novembro 2021 - 08h50Por Redação SpaceMoney

Nesta terça-feira (30), o BTG Pactual (BPAC11) lançou em parceria com a Teva Índices um fundo de investimentos negociado em bolsa (ETF, na sigla em inglês) focado em ações de empresas brasileiras ligadas a commodities.

O ETF BTG Pactual Teva Ações Commodities Brasil Fundo de Índice vai ser negociado na B3 (B3SA3) com o código CMDB11 e uma carteira de vinte e nove ações.

Dentre as companhias que compõem o ETF, estão empresas que atuam em mineração e metalurgia, alimentos de carnes e derivados, papel e celulose, açúcar e álcool, extração de petróleo e produção agrícola.

Atualmente, as commodities representam 65% das exportações brasileiras. No mercado global, o Brasil representa 50% do comércio mundial de soja, 13,4% da produção global de carnes e 4% da produção de petróleo.

"Dado o cenário, vemos uma tendência de aumento da participação desses setores no PIB brasileiro e de valorização dessas companhias no mercado global. O ETF CMDB11 passa a ser mais uma ótima opção de investimento e faz parte da estratégia do BTG Pactual de sempre desenvolver produtos com foco no cliente", diz Will Landers, sócio e head de renda variável da BTG Pactual Asset Management.

O ETF CMDB11, o sexto ETF criado pelo BTG Pactual, já está disponível na B3, com investimento mínimo de R$ 10 e a taxa de administração de 0,50% ao ano. 

Com informações de FSB Comunicação.