terça, 23 de abril de 2024
De acordo com pesquisa

Brasileiros pagam serviços de streaming mais em dia do que cartão e aluguel

77% dos brasileiros pagam as assinaturas de serviços de entretenimento em dia, contra 23% que pagam em atraso

15 abril 2021 - 16h09Por Investing.com
 - Crédito: Thibault Penin via Unsplash

Por Ana Carolina Siedschlag, da Investing.com - Os brasileiros estão pagando a assinatura de plataformas de streaming como Netflix (NASDAQ:NFLX) (SA:NFLX34) e Amazon Prime (NASDAQ:AMZN) (SA:AMZO34) mais em dia do que outras contas, como cartão de crédito, aluguel e contas de luz e água, mostrou uma pesquisa da Serasa realizada em fevereiro deste ano e publicada nesta quinta-feira (15).

Segundo os dados, levantados em parceria com a Opinion Box, 77% dos brasileiros pagavam as assinaturas de serviços de entretenimento em dia, contra 23% que pagavam em atraso. Já as contas de celular e internet, de cartão de crédito e de plano de saúde estavam em dia para 74% dos entrevistados, contra 26% inadimplentes.

O contraste, segundo o próprio escritório de dados, é explicado pelo perfil dos pagamentos das assinaturas de streaming, de recorrência: é a empresa determina o valor a ser debitado automaticamente, todos os meses, na data de vencimento da conta, ou cobrado pelo cartão de crédito.

A pesquisa, feita com 2.059 pessoas, entre 11 e 22 de fevereiro, mostra ainda que empréstimos com bancos ou com familiares e o cheque especial estão entre as maiores fontes de inadimplência, com 37%, 45% e 49% dos entrevistados admitindo terem contas atrasadas nas respectivas categorias.

Economia

O estudo também mostra que 71% dos brasileiros dão mais valor a ter dinheiro guardado, agora, do que antes da pandemia, enquanto 64% concordam que aprenderam a cuidar melhor do dinheiro e 54% perceberam que faziam gastos desnecessários.

A pesquisa aponta ainda que a alta de mais de 50% nos gastos consumiu as reservas dos brasileiros que possuíam dinheiro guardado, com o número de brasileiros que não têm nenhuma economia salva pulando de 43% para 53% em um ano.