quinta, 28 de março de 2024
Criptomoeda

Bitcoin é uma calamidade climática ou uma solução de sustentabilidade?

O papel da Bitcoin na mudança climática e na sustentabilidade continua sendo um tema ferozmente disputado entre ambientalistas e estudiosos. Aqui está o que você deve saber

02 março 2022 - 14h20Por Redação Spacemoney

A Bitcoin ganhou imensa popularidade como um método de pagamento mais conveniente, seguro e de baixo custo. Outros também a aplaudem como uma lucrativa reserva de valor e um ativo sustentável com a melhor cobertura contra riscos inflacionários.

Ainda assim, a Bitcoin também tem atraído cada vez mais críticas, principalmente de ambientalistas preocupados com seus vastos impactos ambientais. Eles afirmam que a Bitcoin utiliza muita energia e produz muitas emissões de carbono, ameaçando a saúde do planeta.

Outros também criticam a Bitcoin como sendo um ativo altamente volátil que pode rapidamente desestabilizar a economia global. Então, a Bitcoin é uma calamidade climática ou uma solução sustentável? Por favor, encontre as respostas abaixo. 

As preocupações ambientais da Bitcoin   

Muitas pessoas estão preocupadas que a rede Bitcoin consuma muita energia, muitas vezes gerada a partir de fontes não renováveis, tais como usinas movidas a carvão. A maior parte da energia vai para a mineração de Bitcoin que utiliza computadores e hardware poderosos para verificar as transações e criar novos tokens. Os críticos têm chamado a mineração de Bitcoin de uma forma inútil de utilizar energia. 

A mineração de bitcoin consome tanta energia que supera o consumo de vários países, incluindo a Holanda e o Cazaquistão. As usinas movidas a combustível fóssil constituem a maior parcela do mix energético global. Assim, algumas pessoas afirmam que a mineração Bitcoin é parcialmente responsável pelo aumento das emissões de gases de efeito estufa, promovendo a mudança climática. 

Contudo, as estatísticas mostram que os impactos da Bitcoin sobre o clima são muito menores do que indústrias significativas como agricultura, transporte, construção e energia. 

Alguns ambientalistas também criticam a enorme quantidade de energia necessária para completar as transações de Bitcoin. A rede Bitcoin consome 980 kWh para completar cada transação, em comparação com uma transação da MasterCard que utiliza apenas cerca de 0,0006 kWh. 

Outros também estão cada vez mais preocupados com o fato de que a Bitcoin produz muitos resíduos eletrônicos, promovendo a degradação ambiental. Os mineiros de Bitcoin utilizam hardware especializado em condições extremas que rapidamente os tornam obsoletos. O hardware substituído muitas vezes acaba em aterros sanitários, a maioria dos quais já ultrapassou seu limite. Isso também induz uma tensão significativa sobre o meio ambiente. 

Volatilidade

As criptomoedas são ativos altamente voláteis com movimentos de preços acentuados e de grande dimensão. A Bitcoin tem demonstrado historicamente tais tendências, com constantes movimentos de preços para cima e para baixo. Assim, alguns investidores estão preocupados que a Bitcoin possa não ser uma reserva de valor sustentável.

O valor da Bitcoin tem experimentado grandes sucessos no passado, mas sua recuperação tem sido sempre rápida. Os investidores preveem que a Bitcoin ganhará imensa importância no futuro devido a sua crescente demanda e oferta decrescente.

Hoje em dia, praticamente qualquer plataforma de negociação de criptomoedas, como a https://bitcoinera-br.com, fornece análises de mercado abrangentes, gráficos e outras ferramentas para ajudar investidores e traders a evitar os impactos da volatilidade.

Bitcoin e Sustentabilidade 

Muitos think tanks e defensores de criptomoedas, incluindo as Nações Unidas, acreditam que as moedas digitais e suas tecnologias subjacentes podem ser fundamentais para impulsionar o desenvolvimento sustentável.

A bitcoin e sua tecnologia de blockchain facilitam um sistema financeiro descentralizado, resistente à manipulação. Isso faz da Bitcoin um meio de pagamento e ativo seguro, ideal para regiões com instituições fracas e altos níveis de corrupção. 

Várias organizações humanitárias, incluindo o Programa Mundial de Alimentos, utilizam agora a blockchain para entregar fundos humanitários a vários beneficiários em todo o mundo de forma rápida e segura. Outras empresas estão explorando a integração da blockchain para promover eficiência e transparência nas cadeias de abastecimento, contratos inteligentes e gestão de estoques. 

A tecnologia da blockchain subjacente da Bitcoin é uma plataforma aberta, inspirando inovações robustas em vários setores. Estudos comprovaram que a blockchain pode acelerar a ação climática através de uma gestão transparente de dados, financiamento e mercados de energia limpa.

Vários projetos também testaram o potencial da blockchain para proteger o meio ambiente com tremendo sucesso. A WWF tem utilizado a tecnologia para eliminar a pesca ilegal na indústria do atum. 

Os impactos ambientais da Bitcoin atraem preocupações crescentes de várias organizações, investidores e grupos ativistas em todo o mundo. Ainda assim, a Bitcoin também provou ser uma moeda e um ativo sustentável, impulsionando o crescimento econômico global.