sábado, 20 de abril de 2024
Covid-19

BioNTech e Pfizer caem após estudo indicar perda de eficácia das vacinas

A vacina continua a fornecer uma proteção forte contra a Covid-19 grave, de acordo com os dados do governo israelense

06 julho 2021 - 15h42Por Investing.com

Por Dhirendra Tripathi, do Investing.com – As ações da BioNTech (NASDAQ:BNTX) e da Pfizer (NYSE:PFE) apresentavam recuo nesta terça-feira, após um estudo de Israel indicar a perda de eficácia da sua vacina em prevenir a infecção e casos sintomáticos da Covid-19 nas últimas semanas.

As ações da BioNTech caíam 5,4% por volta das 15h41 (horário de Brasília), enquanto as da Pfizer apresentavam baixa de 1,43%. No Brasil, o BDR da BioNTech (SA:B1NT34) registrava perda de 1,85%, contra alta de 0,16% da Pfizer (SA:PFIZ34).

A vacina continua a fornecer uma proteção forte contra a Covid-19 grave, de acordo com os dados do governo israelense.

A vacina baseada no RNA mensageiro desenvolvida pelas duas empresas tem sido uma das mais eficazes dentre todos os medicamentos anti-Covid introduzidos no mercado até agora.

Segundo o estudo, a sua taxa de sucesso em proteger as pessoas contra a doença caiu para 64% entre 6 de junho e o início de julho, contra os 94% anteriores. A queda foi observada com a disseminação da variante delta em Israel, disse o Ministério da Saúde. Ela também coincidiu com a suspensão das medidas restritivas contra o vírus no início de junho.

Apesar dos sinais de aumento de infecções, os dados ainda mostraram que a vacina protege as pessoas contra a doença grave. Sua efetividade na prevenção da hospitalização recuou apenas para 93%, segundo o Ministério da Saúde, em comparação com pelo menos 97% de eficácia em um estudo anterior do governo, sendo ainda muito efetiva nesses casos.

A variante delta, surgida na Índia, está se espalhando por todo o mundo enquanto os governos correm para vacinar seus cidadãos. A mutação obrigou alguns países a postergar ou reconsiderar planos de relaxamento de restrições para empresas, atividades e viagens.