quinta, 25 de abril de 2024
Em alta

BDRs da Palantir (P2LT34) sobem 2,65% com joint venture no setor de semicondutores

Parceria foi anunciada com a alemã Merck KGaA para otimizar mineração de dados

07 dezembro 2021 - 14h58Por Investing.com
semicondutoressemicondutores - Crédito: Divulgação

Por Dhirendra Tripathi, da Investing.com – Os BDRs da Palantir Technologies (NYSE:PLTR) subiam 2,65% às 14h40 desta terça-feira (07), cotadas a R$ 36,87, quando a empresa selou uma joint venture com a alemã Merck KGaA (DE:MRCG) para a otimização da mineração de dados para atender ao setor de semicondutores.

As ações da companhia (NYSE:PLTR) subiam 4,52%, cotadas a U$19,65.

A Merck, com sede em Darmstadt, utiliza o nome EMD Electronics para o seu negócio de eletrônicos nos EUA a fim de evitar confusões com a empresa farmacêutica não relacionada, de nome semelhante. A joint venture, a Athinia, será abrigada sob outra subsidiária da Merck KGaA chamada EMD Digital, que é separada da sua empresa de eletrônicos, disse a Reuters.

A Merck fornece produtos químicos que participam da fabricação de chips. A plataforma Athinia usará inteligência artificial e big data para resolver desafios como escassez de chips, melhoria da qualidade e transparência da cadeia de fornecimentos, além de tempo até p mercado, segundo um comunicado da Merck.

A Athinia reunirá fabricantes de semicondutores e fornecedores de materiais a fim de compartilhar, agregar e analisar dados, uma tarefa difícil em uma indústria com empresas não dispostas a compartilhar seus segredos comerciais. A plataforma também permitirá que os players do setor entendam, em um nível mais profundo, a interação entre materiais e processos nas instalações de fabricação de semicondutores, disse o comunicado.

A joint venture chega em meio a um aumento na demanda por serviços de nuvem, computadores e dispositivos eletrônicos para um estilo de vida conectado, todos com chips para fazê-los funcionar. Os carros também são agora um produto da tecnologia, o que aumenta a demanda sem precedentes por chips.