quinta, 25 de abril de 2024
Operação

Banrisul inicia operação para captação de investidor para sua subsidiária de cartões; XP elogia

A empresa informou que a operação poderá envolver a alienação de ações de emissão da Banrisul Cartões, inclusive representativas do seu controle acionário

15 julho 2021 - 14h44Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Divulgação

O Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul) informou em fato relevante divulgado ontem (14) que iniciou operação para a captação de investidor para sua subsidiária de cartões Banrisul Cartões.

O conselho de administração da companhia autorizou o Banco J. P. Morgan – assessor financeiro contratado – a tomar todas as medidas e providências necessárias para a identificação de potenciais investidores ou parceiros estratégicos que possam vir a ser convidados para participar do processo.

A empresa informou que a operação poderá envolver a alienação de ações de emissão do Banrisul Cartões, inclusive representativas do seu controle acionário.

Além disso, também poderá ser realizada por meio de aumento de capital a ser subscrito por terceiros, alienação primária de ações de emissão do Banrisul Cartões, operações de fusão, cisão, incorporação, incorporação de ações, combinação de negócios, joint ventures, alienação de ativos, acordos comerciais, em uma única operação ou em uma série de operações a serem estabelecidas pelo Conselho de Administração oportunamente.

Ainda de acordo com o documento, a execução da operação está sujeita à posterior definição, pelo Conselho de Administração, da estrutura financeira e jurídica final e do potencial investidor e/ou parceiro estratégico selecionado, assim como à obtenção das aprovações legais e regulatórias aplicáveis, incluindo o Banco Central do Brasil e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

O que diz a XP

Segundo relatório divulgado hoje (15) pela XP, dentre os principais produtos do Banrisul Cartões incluem a rede de adquirência Vero e o Banricard. A Vero é a sexta maior rede de adquirência do Brasil com 1,6% de market share no terceiro trimestre de 2020, de acordo com a Cielo. Já o Banricard envolve a emissão de cartões pré e pós-pagos, cujo faturamento atingiu R$1,4 bilhões e 17,1 milhões de transações em 2020;

Para a XP, o anúncio feito pelo Banrisul é positivo, isso por causa do cenário competitivo cada vez mais agressivo no setor de adquirência e cartões e ao avanço de tecnologias e fintechs.