sexta, 19 de abril de 2024
Inflação é risco

Aumento dos juros: onde encontrar oportunidades nos mercados mundiais

Foram consultados analistas de mercado dos Estados Unidos e da Europa, que falaram sobre a conjuntura esperada para os próximos meses

21 fevereiro 2022 - 15h46Por Redação SpaceMoney

Publicado originalmente no Investing.com Itália

Por Alessandro Albano

Investing.com - O início do ano foi marcado pelas perspectivas de aumento das taxas de juros dos principais bancos centrais que, seguindo o que os banqueiros de mercado já haviam feito em 2021, mudaram sua narrativa em relação à disparada dos preços, que agora se espalharam por toda parte, desde serviços a preços de habitação.

Com o mercado esperando seis altas de juros nos EUA entre agora e dezembro, também chegou a hora de o Federal Reserve reduzir as compras e começar a liquidar um balanço que, após vários anos de flexibilização quantitativa. Para não ficar atrás, o Banco da Inglaterra e o Norges Bank subiram as taxas no quarto trimestre, sugerindo que o processo de normalização continuará em 2022, já que são esperadas notícias do BCE e do BoJ mais dóceis.

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.

"Apesar do acordo geral sobre a chegada de um aumento das taxas, a divergência de opiniões sobre o nível em que essas taxas se estabilizarão nunca foi tão grande", escrevem analistas da State Street Global Advisors no Bond Compass (SA:PASS3) para o primeiro trimestre. 2022, acrescentando que este ano poderíamos ver "fortes aumentos do Fed, do Banco Central do Canadá, do Norges Bank e do Reserve Bank of New Zealand, mas provavelmente nenhum aumento do BCE, do BOJ, do Riksbank. e do Swiss National Bank " .

No longo prazo, as expectativas indicam que as altas "serão moderadas" e "muito provavelmente menores" do que as observadas nas rodadas anteriores de normalização das taxas. Mas, embora isso deva geralmente ser uma coisa boa para ativos de risco, o potencial para uma rápida reversão dos cortes nas taxas também levanta preocupações de que os bancos centrais "começarão a normalizar os balanços, um passo que se mostrou extremamente complexo", segundo os especialistas  dos EUA.

Segurança de Tesouros


Essa turbulência gerou incerteza nos mercados e, recentemente, afirma State Street, "vimos como o viés dos investidores se tornou pessimista em todos os mercados de taxas de juros". A demanda por títulos indexados à inflação (TIPS) "continua forte mesmo assim" e indica que as preocupações com a inflação "ainda estão presentes, embora as expectativas de longo prazo permaneçam bem ancoradas".

A inflação continua a ser "o maior risco de mercado para muitos investidores" e, portanto, não é de surpreender que a demanda por títulos indexados à inflação "permaneça no quartil superior, apesar da demanda geral por títulos do Tesouro ter caído abaixo do neutro". "Um olhar mais atento aos nossos fluxos do Tesouro mostra uma demanda forte e contínua no meio da curva, indicando que os aumentos gerais das taxas podem ser cada vez mais curtos do que o esperado", afirma o estudo da SS Capital.

“Ao mesmo tempo, a queda nas compras ao longo da curva, combinada com a demanda por TIPS, indica que ainda não estamos fora do perigo da inflação, embora o Fed esteja indicando uma clara disposição de tentar conter os preços. Essas turbulências às vezes parecem estar em conflito umas com as outras é apenas um sinal do difícil contexto econômico que se apresentará em 2022”.

Títulos corporativos favoritos


De um contexto de dinheiro barato que marcou a pandemia, passamos para um cenário geral de dinheiro mais caro. Numa fase como esta, escreve em nota Marie-Anne Allier, gestora da Carmignac, a gestão ativa dos riscos de taxa de juro "é essencial", enquanto o fim do estímulo do BCE na Europa, "combinado com um calendário apertado de emissões em no primeiro trimestre, poderia colocar em desvantagem os países mais endividados, pressionando os spreads desses países".

Segundo Pierre Verlé, gestor de crédito da gestora francesa, o aumento das taxas "preocupa os mercados de crédito", que também poderão ter receios quanto à normalização da subida das taxas de incumprimento, "mantidas artificialmente nos níveis mais baixos dos últimos anos".

Apesar do recente alargamento, os spreads continuam relativamente comprimidos, e neste contexto a Carmignac continua “a privilegiar situações de investimento idiossincráticas e um posicionamento prudente com elevado nível de cobertura”. Em geral, explica Verlé, “para atender à nova perspectiva de políticas monetárias mais restritivas, nossa alocação se concentra em instrumentos de taxa flutuante, títulos de alto rendimento e emissores favorecidos pela inflação, de modo que temos um risco de duração limitado”.