quinta, 25 de abril de 2024
Balanços 4T

Ativa: Bradesco ficou acima das expectativas, mas Santander não apresentou grandes surpresas

04 fevereiro 2021 - 15h28Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Eduardo Soares via Unsplash

Os bancos Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11) divulgaram nesta semana seus resultados para o quarto trimestre de 2020. Na visão da Ativa Investimentos, somente o Bradesco superou as expectativas do mercado, retornando a patamares pré-pandemia. Já o Santander apresentou um resultado sem grandes surpresas, em linha com o esperado pelos analistas, de acordo com a casa de análises.

Bradesco

Em relatório divulgado hoje (4), a Ativa destaca a supresa positiva com a margem financeira do Bradesco no quarto trimestre do ano passado, que apresentou crescimento de 9% quando comparado com o terceiro trimestre de 2020 e alta de 8% na comparação anual. O avanço, segundo os analistas da Ativa, se deu pela melhora no mix de produtos, com maior foco em pessoa física, permitindo a manutenção dos spreads – a diferença entre os juros que o banco paga quando você investe seu dinheiro e os juros que cobra quando você faz um empréstimo.

Outros itens que chamam a atenção no relatório são a carteira de crédito expandida, que teve crescimento de
de 3,4% em relação ao terceiro trimestre do ano passado, e índices de inadimplência e cobertura em patamares "saudáveis".

Santander

O Santander, por sua vez, apresentou diversos pontos positivos, mas sem supresas para os analistas da Ativa. Dentre os destaques, está a expanção de sua carteira de crédito, com uma alta de 4,3% na comparação trimestral. Entretanto, a casa de análises explica que esse maior volume de crédito, não foi capaz de compensar a queda nos spreads bancários.

Perto das 15h26, os papéis do Bradesco subiam 2,81%, cotados a R$ 25,96. As ações do Santander iam na mesma direção, com alta de 4,31%, a R$ 17,44. O Ibovespa ia na direção oposta desse movimento, com leve baixa de 0,15%, aos 119.545 pontos.

Empiricus: Analista Criminal revela como adquirir imóveis por uma fração do valor