quinta, 18 de abril de 2024
Por nova estratégia

AT&T anuncia venda de controladora da Sky Brasil e da DirecTV na América Latina ao grupo Werthein

A unidade de negócios Vrio conta, atualmente, com 10,3 milhões de assinantes em onze países da América Latina e Caribe

22 julho 2021 - 11h14Por Redação SpaceMoney
Sede da AT&T na cidade de Dallas, Texas, EUASede da AT&T na cidade de Dallas, Texas, EUA - Crédito: AT&T/Divulgação

A AT&T (NYSE:T) (SA:ATTB34) confirmou nesta quarta-feira (21) a venda da Vrio, sua unidade de negócios que controla a Sky Brasil e a DirecTV na América Latina, para o conglomerado argentino Grupo Werthein, após este assumir um encargo de prejuízo de US$ 4,6 bilhões - inclusos US$ 2,1 bilhões relacionados à conversão acumulada de ajustes para a moeda estrangeira.

A operadora de telecomunicações disse que fez a baixa contábil no segundo trimestre, pois classificou Vrio como "retida para venda" no dia 30 de junho.

A empresa não revelou o valor do negócio pelo qual venderá a Vrio ao Grupo Werthein. A AT&T deve divulgar seus resultados do segundo trimestre nesta quinta-feira (22).

O negócio surge em meio a uma competição acirrada para os provedores de serviços de TV a cabo, enquanto a indústria luta com o cancelamento de contas dos clientes e a mudança para serviços de streaming de vídeo como Netflix (NASDAQ:NFLX) (SA:NFLX34) e Disney + (NYSE:DIS) (SA:DISB34).

Além disso, a AT&T tem buscado desfazer suas aquisições carregadas de dívidas e aliviar seu balanço patrimonial. AT&T e Discovery (NASDAQ:DISCA) (SA:DCVY35) anunciaram em maio uma combinação de conteúdo da WarnerMedia - inclusas as franquias Harry Potter e Batman, a rede de notícias CNN, programação esportiva e programas não roteirizados do Discovery de redes de TV de estilo de vida.

O valor da empresa combinada será de 120 bilhões de dólares.

O negócio com a Vrio deve ser fechado no início de 2022. A participação de 41,3% da AT&T na Sky Mexico não faz parte do negócio, disse a companhia. 

A Vrio conta, atualmente, com 10,3 milhões de assinantes em onze países da América Latina e Caribe.

"Nossa visão do futuro é maximizar essas marcas líderes de entretenimento na América Latina, mantendo sua liderança e aumentando sua proposta de valor, investindo em tecnologia e conteúdo alinhados com os hábitos de consumo de cada um dos clientes, incluindo a próxima geração de consumidores", diz Dario Werthein, acionista do Grupo Werthein, em comunicado.

Com informações de Reuters e Terra.