quarta, 24 de abril de 2024
Setor Imobiliário

ARTIGO - O mercado queria e precisava se encontrar

ICXP 2022 aconteceu no último final de semana e reuniu players tradicionais do mercado de imóveis, startups e muitas imobiliárias

24 março 2022 - 10h29Por Maria Cristina Caldeira - CEO da Unioncorp Corretora de Seguros

*Por Maria Cristina Caldeira

No último final de semana aconteceu a ICXP 2022, primeiro evento 100% presencial focado no mercado imobiliário. Esse é um setor que sempre valorizou o encontro, a troca e o relacionamento, e ficou evidente que essas oportunidades que a pandemia da Covid-19 nos tirou fizeram falta.

Da nossa parte, ao longo desse período tentamos preencher um pouco desse “vazio”, utilizando ferramentas online (como webinars) para nos mantermos próximos. Mas, convenhamos, não é a mesma coisa. 

E o mercado em peso tenho certeza que concorda comigo, porque o IXCP 2022 bombou. Players mais tradicionais e as mais disruptivas startups montaram estandes e muitas imobiliárias marcaram presença, seja nos palcos ou nas plateias dos auditórios. 

A Unioncorp também queria dar seu apoio em um momento tão marcante para o nosso mercado, trazendo para quem não pôde estar no evento um pouco dos debates e aprendizados que os grandes palestrantes e painelistas presentes puderam proporcionar.  

Por isso fizemos uma parceria com o portal SpaceMoney, que esteve presente nos dois dias de evento e trouxe os principais destaques. Se você ainda não viu, deixo neste link o caminho para a página que reúne todas as matérias. Corre lá para ler.

No mais, quais são as lições que esse reencontro do mercado nos traz, em termos de negócio?  Eu resumiria em poucas palavras: “a importância do relacionamento”. Entre todos, sejam parceiros comerciais, novos e “velhos” players, concorrentes, além de — claro — clientes.

Maria Cristina Caldeira, CEO da Unioncorp Corretora de Seguros

Maria Cristina Caldeira, CEO da Unioncorp Corretora de Seguros

Todos têm um pouco a dar e a receber e a troca é fundamental. Especificamente para o mercado de locação, vimos que as ferramentas digitais deixaram de ser opcionais para se tornarem quase obrigatórias. Mas também aprendemos que nada substituirá as importantes figuras do captador e do corretor de imóveis, que estão na rua, na linha de frente junto a locadores e inquilinos.

O papel do locatário no negócio, inclusive, foi objeto de uma discussão muito interessante, trazida pela Dra. Raquel Braga, advogada e fundadora da Academia do Corretor. Segundo ela, embora historicamente as imobiliárias considerem apenas os locadores seus clientes, a realidade não é por aí.

Na visão da justiça, da mesma forma que com o locador, imobiliária e inquilino também mantém uma relação de consumo e prestação de serviços, com prerrogativas e obrigações dos dois lados, e deixar de observar isso pode trazer graves consequências jurídicas para a imobiliária.

Mas, mais do que isso, a Dra. Raquel mostrou que há grandes benefícios em levar esse olhar mais “carinhoso” sobre o locatário para dentro da imobiliária.

Segundo ela, a retenção dos locatários pode ser um recurso para aumento da carteira de clientes e imóveis, baixar tempo de vacância de imóveis e trazer diferentes oportunidades de negócio para a empresa, não só na área de locação, mas também em vendas. Afinal, a indicação é e sempre foi uma das principais fontes de novos negócios. 

Com o recuo da pandemia, o relacionamento próximo aos poucos volta a ser possível e esse momento nos apresenta um novo desafio: conciliar a praticidade, rapidez e conveniência das ferramentas online que foram tão necessárias enquanto estávamos forçadamente afastados, com o atendimento próximo, cortês, eficiente, individualizado e — por que não dizer? — humano que nossos clientes querem e merecem.
 

* Maria Cristina Caldeira é CEO da Unioncorp Corretora de Seguros