quinta, 18 de abril de 2024
Medidas restritivas

ARTIGO - Novo lockdown: saiba 3 formas de organizar financeiramente sua empresa

05 março 2021 - 11h40Por Redação SpaceMoney

*Por Caio Mastrodomenico

O governo de São Paulo decretou que a partir de sábado (06) o estado deverá entrar na fase vermelha do Plano São Paulo, que é a mais restritiva, na qual apenas os serviços essenciais deverão abrir, por 14 dias. Apesar de ser um ato em prol da saúde da população, muitos negócios e comércios serão novamente impactados negativamente pelo seu fechamento.

Pensando nisso, resolvei listar três formas de se organizar financeiramente e sobreviver a essas duas semanas de lockdown:

- Controle de Gastos

Sabemos que uma das coisas mais difíceis é manter as contas em dia, quando o lucro está baixo ou quase inexistente. Por isso uma das opções é rever os gastos, saber o que pode esperar para ser comprado e o que não é necessário, além de economizar o máximo possível, mantendo sempre um equilíbrio.

- Antecipação de recebíveis

Se você costuma vender seus produtos a prazo, uma das soluções para receber esse valor integral, é a antecipação de recebíveis. Essa opção do mercado de fomento, permite que o vendedor venda a prazo para o cliente, mas receba todo o valor de uma única vez de uma empresa desse setor, e a pessoa para qual você vendeu, pague parcelado para a fintech.

Isso permite que o dono do negócio se estabilize financeiramente, não entre num ciclo de dívidas e até mesmo pode guardar um dinheiro para emergências.

- Crédito bancário

Nem sempre as coisas saem como planejamos, por isso é importante ter diferentes planos para casos como esses, mas, acima de tudo, nunca desistir. Mesmo sendo a ultima das opções, o crédito bancário pode ser uma das soluções para manter o estabelecimento aberto e financeiramente saudável, assim, é possível arcar com as despesas iniciais, se organizar, e ir pagando aos poucos para o banco.

*Caio Mastrodomenico é CEO da Vallus Capital, fintech de antecipação de recebíveis.