quinta, 18 de abril de 2024
Tecnologia a serviço da comunidade

Americanas (AMER3) e Google (GOGL34) criarão endereços digitais na comunidade de Paraisópolis

Objetivo é possibilitar o acesso dos moradores - e empresas - a serviços e recursos, como o atendimento de saúde emergencial e o recebimento de mercadorias

04 maio 2022 - 19h00Por Redação Spacemoney
A coleta de dados em campo e, posteriormente, a entrega de encomendas aos moradores, estão a cargo da Favela Brasil XpressA coleta de dados em campo e, posteriormente, a entrega de encomendas aos moradores, estão a cargo da Favela Brasil Xpress

Com o objetivo de facilitar o acesso de moradores de Paraisópolis a diferentes serviços, uma iniciativa inédita em uma área urbana na América Latina vai unir Americanas S.A., Google e a startup de logística Favela Brasil Xpress, em parceria com o G10 Favelas. A ação disponibilizará endereços digitais aos mais de 100 mil moradores da comunidade, considerada a segunda maior da cidade de São Paulo.

A ação acontece como um projeto piloto e o objetivo é possibilitar o acesso dos moradores – e também empresas – da região a alguns serviços e recursos, como o atendimento de saúde emergencial e o recebimento de correspondências e mercadorias.

Os endereços serão gerados por meio do Plus Codes, uma tecnologia aberta e gratuita desenvolvida pelo Google.  

O projeto

Inicialmente, o objetivo é gerar quatro mil endereços digitais até junho e, no segundo semestre deste ano, ampliar para 30 mil, alcançando toda a comunidade, que hoje tem cerca de 100 mil habitantes.

“Nosso objetivo é usar a tecnologia para permitir que os moradores de Paraisópolis e empreendedores aproveitem o benefício de ter um endereço em áreas nas quais não há um serviço de código postal, promovendo maior acesso a serviços básicos, facilitando a logística e gerando oportunidade de inclusão social e econômica para toda a comunidade”, explica Newton Neto, diretor de parcerias globais do Google para a América Latina.  

O Plus Codes é gratuito e baseado em código aberto, além de ser totalmente integrado ao Google Maps e ao Waze. A tecnologia permite converter os Plus Codes, que são códigos curtos semelhantes a códigos postais, em latitude e longitude, que são as coordenadas informadas nos GPS para localizar endereços.

Uma vez de posse de seus endereços digitais, os moradores de Paraisópolis poderão compartilhá-los com outras pessoas e utilizá-los em qualquer serviço que seja compatível com a tecnologia.

O processo de coleta de dados em campo, assim como a confecção e fixação de placas com os novos endereços e, posteriormente, a entrega de encomendas aos moradores, estão a cargo da Favela Brasil Xpress.

Favela no mapa

A Americanas S.A., que já opera em Paraisópolis desde abril de 2021 com a iniciativa Americanas na Favela – promove a inclusão e a capacitação de moradores de sete comunidades atendidas -, irá integrar sua plataforma de e-commerce à tecnologia do Plus Codes.

Hoje, a companhia já faz entregas na comunidade por meio de uma parceria com a startup Favela Brasil Xpress. A adoção do Plus Codes poderá dar mais fluidez a esse processo.

“O primeiro passo foi colocar a favela de Paraisópolis no mapa do e-commerce. Hoje, as nossas entregas são feitas pelos próprios moradores locais, que conhecem toda a região. Apesar de manual, o processo funciona bem e atende à demanda de mais de mil 1.000 pedidos por dia. Nesse piloto, que será implementado até o final do segundo trimestre, vamos integrar a tecnologia do Plus Codes aos nossos sites e apps para padronizar esse mapa, dar mais fluidez à operação e aprimorar a experiência de consumo na favela”, explica Edu Fullen, diretor executivo de Tecnologia e Operação da Americanas S.A.

"Criamos um sistema próprio de logística para incluir as favelas no e-commerce brasileiro. A obtenção dos endereços baseados nos Plus Codes irão facilitar ainda mais, acabando com barreiras que não deveriam existir. Essa parceria além dos benefícios já apresentados vem acompanhada da aplicação de tecnologia, inovação e cooperação para resolver problemas que afetam nossa sociedade por muito tempo”, completa Giva Pereira, CEO da Favela Brasil Xpress.

Com o projeto piloto, ao realizar um pedido nos e-commerces da Americanas S.A., o morador de Paraisópolis poderá informar o código para garantir a entrega dos produtos na sua casa. A parceria, que inclui ainda a operação logística combinada com o Favela Brasil X Press e a doação de smartphones para a operação pela startup,  integra a estratégia ESG da Americanas S.A. e contribui de forma direta para o ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - 10 da Agenda 2030 da ONU, com foco em reduzir as desigualdades.

“Esse projeto reflete, na prática, o nosso propósito de somar o que mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas. Estamos somando o conhecimento de duas gigantes em seus segmentos, que são a Americanas S.A. e o Google, ao poder de transformação da Favela Brasil Xpress para mudar as realidades”, comenta Bruna Saboia, gerente de sustentabilidade da Americanas S.A.

“Além de ampliar o alcance da iniciativa Americanas na Favela, a nova tecnologia eleva a enorme potência que é a comunidade de Paraisópolis, tornando os moradores visíveis aos olhos do mundo”, conta Bruna Saboia.

Para Milena Leal, diretora de negócios do Google Cloud no Brasil, o projeto em Paraisópolis está alinhado com o objetivo de apoiar clientes na resolução de desafios que impactam diretamente o negócio.

“Nosso papel é oferecer às empresas, além da infraestrutura e segurança, a capacidade de inovar em seus segmentos de atuação e ampliar o acesso a suas plataformas para cada vez mais brasileiros”, destaca Milena.

Para que o projeto seja possível, o Google irá disponibilizar acesso à ferramenta Address Maker - aplicativo gratuito do Android que permite que governos e ONGs criem endereços facilmente usando Plus Codes - para o time da Favela Brasil Xpress, além de treinar a equipe da startup para realizar a coleta de endereços e atualizar o mapa com as vias faltantes.  

O Google Cloud, por sua vez, irá fornecer créditos de nuvem para a Americanas S.A., que concentrará os investimentos na operacionalização do projeto na comunidade e entre os entregadores, e na integração em seus sites e apps de e-commerce.