sexta, 19 de abril de 2024
Análises

Ambev (ABEV3), Renner (LREN3) e outras podem ser beneficiadas com rotação na Bolsa, avalia Guide

Em material, especialistas afirmam que o mercado já começou a precificar uma nova fase do ciclo econômico: inflação menor e fim do ciclo de alta dos juros

14 julho 2022 - 11h54Por Redação SpaceMoney
AmbevAmbev - Crédito: Ambev/Divulgação

O fim do ciclo de alta das commodities e a redução na inflação são dois fatores que promovem uma forte rotação entre os setores e mudam a liderança na Bolsa, avaliam Fernando Siqueira, Gabriel Gracia e Rodrigo Crespi, analistas da Guide Investimentos.

Em material, os especialistas afirmam que o mercado já começou a precificar uma nova fase do ciclo econômico: inflação menor e fim do ciclo de alta dos juros. 

Nos últimos 12 meses (ou até um pouco mais), as produtoras de commodities figuraram entre as maiores altas do Ibovespa, na esteira da alta no preço das commodities no mercado internacional. 

Já nos últimos 30 dias, a situação se inverteu: as “consumidoras” de commodities estão entre as maiores altas, assim como empresas mais sensíveis à variação na taxa de juros, como construtoras.

As produtoras de commodities como Gerdau (GGBR4), SLC Agrícola (SLCE3) e Vale (VALE3) estão entre as maiores baixas.

Siqueira, Gracia e Crespi acreditam que a tendência não se trata apenas de um “repique” destas ações que caíram muito nos últimos meses (ou anos). Eles avaliam um movimento mais amplo que reflete a expectativa de desaceleração econômica global (aumento de juros + Covid-19 na China), queda no preço das commodities e, mais importante, a redução da inflação e dos juros.

Este padrão tende a ser reforçado quando os sinais de redução na inflação ficarem mais claros, particularmente nos EUA. 

Veja a seguir rankings com as melhores e piores performances dos últimos trinta dias.

Entre as empresas de crescimento, que, segundo os analistas, devem ser fortalecidas com a menor pressão dos juros, as preferências são Petz (PETZ3) e Weg (WEGE3), na categoria off-tecnologia, e Americanas (AMER3) e Totvs (TOTS3), no grupo tecnologia e e-commerce.

Entre os grupos de empresas cíclicas, como varejistas de vestuário e ligadas a construção civil, mantêm preferência por Cyrela (CYRE3) e Lojas Renner (LREN3).

Por fim, na categoria de “consumidores” de commodities, têm boas perspectivas para os próximos trimestres e valuation descontado Ambev (ABEV3) e BRF (BRFS3).