sexta, 19 de abril de 2024
Ações

Alphabet cai com processo de estados dos EUA alegando monopólio da loja de apps

No Brasil, o BDR da companhia (GOGL34) era negociado em baixa de 0,7%

08 julho 2021 - 13h40Por Investing.com

Por Dhirendra Tripathi, do Investing.com – A Alphabet (NASDAQ:GOOGL) caía 1,1% por volta das 13h (horário de Brasília) de quinta-feira, um dia depois de vários estados dos EUA terem entrado com ações alegando que a empresa opera um monopólio ilegal com sua loja de aplicativos Google Play.

No Brasil, o BDR da companhia (SA:GOGL34) era negociado em baixa de 0,7%, a R$ 87,79.

A ação se soma à pilha de processos contra a companhia nos EUA e na Europa referentes a seu predomínio na publicidade de buscas e a seu negócio da tecnologia de publicidade.

Impetrada na corte distrital dos Estados Unidos, a ação alega que a companhia monopolizou a distribuição de aplicativos em dispositivos que rodam o sistema operacional Android, de propriedade do Google, obstruindo a concorrência através de contratos e barreiras técnicas.

Em um post de blog, o Google disse que ele fornece um sistema operacional aberto no qual os clientes têm a liberdade de baixar aplicativos diretamente dos sites dos desenvolvedores.

Embora o que o Google diz seja verdade, poucos usuários fazem isso, preferindo usar sua Play Store e, no processo, elevá-la ao status de guardião dos aplicativos que são baixados nos smartphones que usam seu sistema operacional Android. Nos downloads através da sua Play Store, o Google recolhe uma taxa de serviço de 15% a 30% nas vendas dos proprietários dos aplicativos.

A data do julgamento sobre a Play Store será definida nos próximos meses, segundo o Wall Street Journal. A ação antitruste do Departamento de Justiça contra o Google está marcada para ser julgado em 2023, tendo como alvo o seu negócio dominante de motores de pesquisa. Dois outros processos antitruste estaduais em andamento devem começar na mesma época, de acordo com o WSJ.

Tags: Alphabet, EUA