quarta, 24 de abril de 2024
Sob suspeita

Alliar (AALR3): CVM investiga "insider trading" de fundos ligados a Tanure na empresa, diz Reuters

Empresário negociava a aquisição da companhia desde novembro e consolidou a operação em 14 de abril

23 maio 2022 - 09h22Por Redação SpaceMoney

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) investiga potencial “insider trading” - operações de mercado realizadas com informações não públicas - de fundos de investimentos ligados ao empresário Nelson Tanure durante o processo de aquisição da empresa de laboratórios Alliar (AALR3), segundo documentos obtidos pela Reuters.

Tanure negociava a aquisição desde novembro e concretizou a operação em 14 de abril.

A CVM investiga vendas de ações feitas pelos fundos controlados por Tanure e se elas foram executadas com informações não públicas durante o processo de compra da empresa.

Representantes de Tanure afirmaram em comunicado à agência que o Fundo de Saúde, que agora controla a Alliar, e os advogados do investidor não foram notificados de nenhuma investigação de insider trading.

Em 22 de dezembro, a empresa anunciou que os acionistas poderiam optar por vender as ações aos veículos de Tanure em até dois anos, por meio de um contrato de derivativo. Como o negócio poderia demorar mais para fechar e não havia certeza sobre o total que seria comprado, houve dúvidas sobre a necessidade de uma oferta pública para os minoritários e as ações caíram.

Na análise da negociação, analistas da CVM alegam que os fundos tinham conhecimento do plano para o contrato de derivativo, porque eram uma parte na negociação, e sabiam que quando os derivativos viessem a público as ações cairiam.

No documento, o gerente da CVM Marco Antonio Papera Monteiro sugere o aprofundamento da análise para entender a "profundidade e extensão dos delitos, no entender deste analista, cometidos pelos reclamados".

As informações são de Tatiana Bautzer, para a agência Reuters.