quinta, 28 de março de 2024
Criptomoedas

A retomada dos criptoativos: com a guerra na Ucrânia, Bitcoin cresce como alternativa financeira

A semana termina com os criptoativos descolados dos mercados globais e registrando forte recuperação, aponta XP 

04 março 2022 - 10h20Por Redação Spacemoney

A semana termina com os criptoativos descolados dos mercados globais e registrando forte recuperação. É isso o que aponta o Radar Criptomoedas, da XP. 

No agregado, o valor das criptos avançaram para US$ 1,95 tri, uma alta de 9,2% versus a semana anterior. "A forte retomada das criptomoedas teve suporte na deterioração geopolítica global. Com as novas sanções aplicadas pelos países do Ocidente sobre a Rússia, as limitações de saques impostas na Ucrânia, bem como as incertezas sobre a estabilidade do valor de sua moeda, os criptoativos acabaram atraindo um grande fluxo de capital", diz o relatório assinado por Rafael Nobre, analista internacional; Jennie Li, estrategista de ações e Barbara Oliveira.

Para os especialitas da XP, a nova classe de ativos tem se provado como uma importante alternativa ao sistema financeiro tradicional.

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.

Na Rússia, a população busca estocar valor nas criptos frente à forte desvalorização do rublo diante ao dólar. Na Ucrânia, as pessoas buscam alternativas para converter a moeda local para o dólar e também para preservarem seus patrimônios. Além disso, surgem novas narrativas, as criptos têm sido utilizadas como uma forma de captação de doações.

Porém, nem tudo são flores

No entanto, a XP alerta que tendo esta possibilidade em vista, ambos o banco central europeu e o americano estudam formas de acelerar a regulação das criptomoedas e impedir que elas sejam utilizadas para burlar sanções.

Na quarta-feira (2), no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, reforçou a necessidade de estabelecer uma estrutura regulatória sobre ativos digitais. 4

Investidores seguirão monitorando os desenvolvimentos desta frente, uma vez que eles poderão ser determinantes para o crescimento futuro deste mercado.

Bitcoin se destaca

Na segunda-feira, o Bitcoin registrou ganhos de 14,5%, sua maior alta diária desde 08 de fevereiro de 2021, o dia em que a Tesla revelou ter comprado o criptoativo.

O volume das transações envolvendo a criptomoeda também saltou para US$ 10 bi na última quinta-feira (3), valor esse não visto desde dezembro de 2021.

O salto em volume também veio acompanhado de novos usuários, o número de carteiras digitais contendo o Bitcoin registrou uma máxima histórica de 40 milhões, segundo a Glassnode. Somado a isso, estima-se que aproximadamente 2,8 milhões de Bitcoins não se movimentaram nos últimos 3 anos, indicando uma orientação de longo prazo dos investidores do ativo.

Com a forte performance do Bitcoin, sua dominância saltou para 41,2% na semana.

O Ethereum, manteve sua dominância estável em 17,2%, mas viu sua tarifa de transações, gas fee, sofrer redução de 54% versus a semana anterior, atingindo 42 gwei. A forte redução da tarifa deverá estimular o volume de transações na rede, uma vez que as mesmas se tornam mais acessíveis.