quinta, 25 de abril de 2024
Impactos da guerra

A outra guerra: estamos à beira da pior crise energética desde 1970?

A invasão russa da Ucrânia tem potencial para desencadear uma ruptura no mercado de energia na escala dos grandes choques do petróleo

04 março 2022 - 13h43Por Investing.com

Por Investing.com - A invasão russa da Ucrânia tem potencial para desencadear uma ruptura no mercado de energia na escala dos grandes choques do petróleo da década de 1970, de acordo com Daniel Yergin, vice-presidente da consultoria IHS Markit.

Moscou é um dos maiores exportadores de petróleo do mundo e as sanções dos Estados Unidos e seus aliados ao sistema financeiro da Rússia já provocaram uma reação contra o petróleo russo de bancos, compradores e transportadores.

Yergin, também autor e historiador do mercado de energia, disse que, embora a energia russa não tenha sido sancionada pelos Estados Unidos e outros países, pode haver uma enorme perda de barris russos do mercado. O país exporta cerca de 7,5 milhões de barris por dia de petróleo e produtos refinados, disse.

“Esta será uma grande ruptura em termos de logística, e as pessoas estarão brigando por barris”, disse Yergin, falando à CNBC . “Esta é uma crise de abastecimento. É uma crise logística. É uma crise de pagamentos, e isso pode ser na escala dos anos 1970”, acrescenta o especialista.

Os membros da OTAN recebem cerca de metade das exportações da Rússia. "Uma parte disso será interrompida", disse Yergin.

Yergin explica que existem sanções "de fato" que funcionam para manter o petróleo russo fora do mercado, embora a energia não tenha sido especificamente sancionada. Os compradores estão cautelosos com o petróleo russo devido à reação de bancos, portos e companhias de navegação que não querem entrar em conflito com as sanções.

O JPMorgan (NYSE:JPM) (SA:JPMC34) estima que 66% do petróleo russo está lutando para encontrar compradores e que os preços do petróleo podem chegar a US$ 185 até o final do ano se o petróleo russo continuar afetado.

"Esta pode ser a pior crise desde o embargo do petróleo árabe e a revolução iraniana na década de 1970", disse Yergin. Ambos os eventos foram grandes choques petrolíferos naquela década.

Grandes petrolíferas como BP  (NYSE:BP)  e Exxon Mobil Corp (NYSE:XOM)(SA:EXXO34) disseram que deixarão de investir em empresas russas. O preço do petróleo russo Ural caiu acentuadamente, em comparação com o petróleo Brent de referência internacional .