sexta, 19 de abril de 2024
Risco?

A Grande Aposta: Michael Burry diz que cenário atual é semelhante a 2008 e alerta mercado

O investidor bilionário é conhecido por inspirar o filme "The Big Short" (A Grande Aposta no Brasil)

25 maio 2022 - 12h55Por Investing.com
B3B3 - Crédito: Paulo Whitaker/Reuters

Por Laura Sánchez, da Investing.com - Com o índice S&P 500 caindo sete semanas seguidas e sinais de desaceleração no mercado imobiliário, o investidor bilionário Michael Burry, conhecido por inspirar o filme "The Big Short" (A Grande Aposta no Brasil), publicou um tuíte enigmático que prejudicou o sentimento do mercado.

“Como eu disse em 2008, é como assistir a um acidente de avião. Dói, não é divertido e não estou sorrindo", escreveu o chefe da gestora de ativos Scion Asset Management.

Exatamente o que ele quis dizer não ficou claro, embora outros usuários do Twitter tenham solicitado que ele especificasse se ele acreditava que isso desencadearia outro colapso financeiro semelhante à crise de 2008.

Nos EUA, as vendas de casas novas em abril caíram 16,6% em relação ao mês anterior, em comparação com a previsão dos economistas de uma queda de 2%.

“Os preços altos e um aumento acentuado nas taxas de hipoteca parecem estar esfriando um mercado que está ativo há dois anos. Não houve um declínio de sete semanas no índice de ações S&P 500 desde 2001, antes do declínio atual."

Burry, cuja aposta contra o mercado imobiliário antes da crise financeira de 2008 foi imortalizada no livro de Michael Lewis, The Big Short, não é estranho a chamar a atenção no Twitter. Cerca de um ano atrás, ele alertou os investidores de varejo que a "mãe de todos os acidentes" estava chegando. Burry tem o hábito de deletar suas postagens mais tarde.