quinta, 25 de abril de 2024
Bahia

3R Petroleum (RRRP3) assume operação do Polo Recôncavo

Formado por 14 campos terrestres de produção, o Polo foi adquirido no Programa de Desinvestimentos da Petrobras

11 maio 2022 - 10h19Por Redação Spacemoney

A 3R Petroleum é agora a operadora do Polo Recôncavo, na Bahia.  A companhia informou nesta quarta-feira (11) a conclusão do processo de transição junto à Petrobras. Formado por 14 campos terrestres de produção, o Polo foi adquirido no Programa de Desinvestimentos da Petrobras, em dezembro de 2020, por US$ 250 milhões.

Agora, a companhia se torna operadora do ativo com 100% de participação nas concessões dos campos do Polo, com exceção de Cambacica e Guanambi, nos quais possui participação de 75% e 80%, respectivamente.

Produção

A média diária da produção do Polo Recôncavo, em 2021 foi de aproximadamente 4.811 barris de óleo equivalente (boe), sendo 2.932 barris de óleo e 466 mil m³ de gás natural.

O volume de óleo e gás certificado pela DeGolyer & MacNaughton no Polo Recôncavo é de 75,0 milhões de boe em reservas provadas e prováveis (2P), sendo 58,8 milhões de boe em reservas provadas (1P).

Candeias

O Polo Recôncavo inclui o Campo de Candeias, o mais antigo do país e que deu início à história da exploração e produção de petróleo no Brasil 80 anos atrás, em 1941.

A 3R Petroleum explica que o ativo está localizado na Bacia do Recôncavo e apresenta total sinergia com outro Polo já operado pela companhia desde julho de 2021, o Polo Rio Ventura, além de apresentar grande potencial de aumento no fator de recuperação.

Desta forma, a 3R replica a estratégia adotada na Bacia Potiguar, onde a companhia opera atualmente os polos Macau e Areia Branca, e onde adquiriu recentemente o Polo Potiguar.

A integração das operações dos Polos de Rio Ventura e Recôncavo proporcionará a captura de sinergias operacionais e financeiras, por meio da otimização da estrutura logística e operacional, e pelo aumento de escala nos contratos junto a fornecedores e prestadores de serviços, além de outras oportunidades comerciais para ampliar a capacidade de monetização de seus produtos, especialmente o gás natural.

Com isso, a 3R poderá implementar o seu modelo de gestão, que é pautado em eficiência, aumento de produtividade e competitivo custo operacional em campos maduros.

“A aquisição do Polo Recôncavo, subsequente à aquisição do Polo Rio Ventura, abre caminho para a 3R estabelecer uma operação relevante na Bacia do Recôncavo, aumentando nossa atuação em território baiano. Além disso, muito nos orgulha o fato de termos hoje a concessão do campo comercial mais antigo do país, Candeias, que completou 80 anos em dezembro de 2021 e onde começou a história da indústria nacional”, avalia o CEO da 3R Petroleum, Ricardo Savini.