sexta, 03 de dezembro de 2021
Conteúdo de marca

Qual é a importância das boas práticas na gestão de investimentos?

Embora qualquer investimento tenha um nível de risco a ele associado, é esperado que a gestão seja responsável e cautelosa, mesmo quando adquire ativos de perfil mais agre

08 abril 2021 - 13h57Por Ouro Preto Investimentos

Fazer boas escolhas. O papel de uma gestora de recursos de terceiros, como a Ouro Preto Investimentos, é encontrar no mercado de capitais as melhores oportunidades para o capital dos seus clientes, de maneira segura e que traga a rentabilidade pretendida.

Embora qualquer investimento tenha um nível de risco a ele associado – investir em ações, por exemplo, tem mais riscos que aplicar em títulos públicos –, é esperado que a gestão seja responsável e cautelosa, mesmo quando adquire ativos de perfil mais agressivo.

Você sabe como identificar se uma gestora tem uma boa governança e é de confiança para aplicar seu patrimônio? Confira!

Transparência e melhores práticas

A regulação do mercado de capitais no Brasil é feita pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), autarquia vinculada ao Ministério da Economia que define as regras de atuação das empresas desse ambiente, além de monitorar seu cumprimento e punir quem não as segue.

As gestoras de recursos de terceiros também estão sujeitas a essa regulação. A Instrução 558 da CVM normaliza a atividade das gestoras e administradoras fiduciárias e define, entre outras coisas, quais informações sobre um fundo de investimento devem ser divulgadas.

Outra regra importante: não é permitido prometer resultados futuros. Além disso, as gestoras têm o papel de conscientizar seus clientes sobre os riscos dos investimentos e direcionar seus produtos ao  perfil de investidor adequado.

O trabalho da CVM é complementado pela atuação da Anbima (Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais), associação que reúne e representa as empresas do mercado de capitais.

Entre outras ferramentas de autorregulação, a Anbima tem Códigos de Autorregulação e Melhores Práticas, que servem para educar e orientar profissionais e empresas gestoras de recursos. Quem segue as disposições com diligência recebe os selos da entidade, que atestam que a empresa rege seus negócios com transparência, segurança e responsabilidade.

No seu site, a Ouro Preto Investimentos mostra o seu cuidado não só com o cumprimento rígido da legislação, mas também com a aderência aos manuais de boas práticas de governança corporativa das principais entidades do setor. Para saber mais, clique aqui!

Rating

A boa qualidade de gestão da Ouro Preto Investimentos também foi reconhecida pela agência classificadora de riscos Austin Rating: “Gestores de recursos que apresentam qualidade de gestão de ativos e ambiente de controles bons”, atestou a empresa.

Para chegar a esse resultado, a agência considerou o tempo de atuação, a maturidade profissional da Ouro Preto Investimentos, o bom crescimento no volume de AuM (Assets Under Management ou ativos sob gestão) e sua diversificação.

A Austin também avaliou como positiva a evolução dos controles internos da gestora, que estão mais robustos e condizentes com o leque de produtos oferecido, mitigando possíveis riscos operacionais.

Procura uma gestora de confiança para cuidar do seu patrimônio? Venha conhecer os produtos da Ouro Preto Investimentos!

Deixe seu Comentário

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Rev Content