
Os mercados da Ásia-Pacífico abriram em território negativo na quinta-feira, 4 de junho, acompanhando as perdas de Wall Street após a escalada das tensões entre Irã e Estados Unidos elevar os preços do petróleo e acirrar preocupações com inflação e energia global.
Ataque ao Kuwait e resposta militar ampliam instabilidade
O Aeroporto Internacional do Kuwait foi atingido por um ataque iraniano na madrugada de quarta-feira, um dia após o Comando Central dos EUA anunciar que havia repelido múltiplos mísseis balísticos e drones iranianos. A força americana também realizou o que chamou de ‘ataques de autodefesa’ na Ilha Qeshm, no Golfo Pérsico, como resposta ao que descreveu como ‘tentativas de ataques’ por Teerã.
Netanyahu avisa: Israel e EUA estão prontos para novo ataque ao Irã
O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu afirmou, em entrevista exclusiva à CNBC, que Israel e os Estados Unidos estão preparados para atacar o Irã novamente, caso necessário. ‘Israel está pronto e as forças dos EUA estão prontas. Acho que o Irã deveria levar isso em conta. Acho que eles estão levando em conta, mas estão brincando com fogo’, declarou Netanyahu.
Petróleo sobe mais de 2% e pressiona expectativas inflacionárias
O contrato futuro do West Texas Intermediate (WTI) avançou mais de 2%, encerrando a quarta-feira cotado a US$ 96,02 o barril. O Brent, referência internacional, também registrou alta, ampliando os temores de que a pressão energética mantenha a inflação global elevada por mais tempo. Analistas de mercados internacionais apontam que a combinação de risco geopolítico no Oriente Médio com preços de petróleo acima de US$ 95 representa um fator de estresse relevante para bancos centrais que ainda buscam equilibrar juros e crescimento econômico.





