quinta, 25 de abril de 2024
Finanças comportamentaisCOLUNA

Finanças comportamentais

Rodrigo Wiethorn

Especialista em comportamento do consumidor e marketing digital.

Amostragem: como as pesquisas te ajudam a investir?

Saber como interpretar as informações que temos em mãos é essencial para ser um bom investidor

15 fevereiro 2022 - 11h31
Amostragem: como as pesquisas te ajudam a investir?

Não é novidade alguma que pesquisar e saber como interpretar as informações que temos em mãos é essencial para ser um bom investidor. Afinal, de nada adianta ter à sua disposição centenas de possibilidades se não conseguirmos distinguir qual é a melhor delas.

Para isso, diferentes tipos de pesquisas podem ser realizadas, mas em todas elas há um elemento em comum: a amostra.

A amostra é o objeto propriamente estudado, ou seja, uma parcela bem menor do seu montante que permite uma análise mais minuciosa e prática do que você está pesquisando.

A grande dificuldade, na maior parte das vezes, acaba ficando não com a análise, mas sim com a localização e dimensionamento dessa amostra. Para solucionar esse problema, hoje vamos te mostrar como a Amostragem pode contribuir para os seus investimentos.

Muito além de uma simples técnica de seleção, ela vai te mostrar o melhor caminho possível para seguir e conquistar o mercado!

O que é a Amostragem?

Para entender um pouco melhor o que é a amostragem, precisamos pensar em pesquisas científicas, mas não se preocupe, é mais fácil do que parece.

Quando realizamos um estudo científico, é comum que tenhamos amostras, sejam elas um grupo de indivíduos ou então alguns exemplares do objeto estudado. Isso acontece porque é praticamente impossível pesquisar todos os elementos de um grupo estudado, ainda mais quando ele é gigantesco, como no caso dos investimentos.

Pense em todas as partes, dados e informações que formam esse mundo dos investimentos. É impossível conseguir analisar tudo. Por isso são selecionadas amostras. Um exemplo cotidiano disso são as pesquisas realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por exemplo.

Seria inimaginável pensar em perguntar a cada um dos mais de 200 milhões de brasileiros o que eles acham sobre um determinado assunto. Logo, apenas uma parcela representativa da sociedade é selecionada. Esse processo de seleção é o que chamamos de amostragem. 

Ela é essencial para que os dados que interpretamos possam ser confiáveis, mas ainda assim possíveis de serem analisados. Organizada por suas diferentes formas de seleção de amostras, a amostragem se divide em dois tipos, com quatro subtipos cada, os quais vamos ver a seguir.

Tipos de Amostragem

O primeiro grande grupo no qual podemos dividir a amostragem é o Probabilístico. Sendo mais objetivo e prático, esse tipo tem por maior característica a seleção aleatória dos elementos da amostra dentro do grupo.

Voltado para pesquisas quantitativas, a amostragem probabilística se subdivide em: Aleatória Simples, Estratificada, Sistemática e por Conglomerado.

O segundo tipo de amostragem é a Não Probabilística. Sendo o posto da primeira, sua maior característica é estipular regras para que os elementos da amostra sejam escolhidos. Ela é mais direcionada a pesquisas de cunho qualitativo e se subdivide em: por Conveniência, Resposta Voluntária, a Bola de Neve e Proposital.

Todas as subdivisões se alteram graças a como a escolha para chegar até uma amostra é feita, como no caso da amostragem Probabilística Aleatória Simples, na qual os elementos são selecionados a partir de um sorteio totalmente ao acaso.

Se quiser saber mais sobre os tipos e subtipos de amostragem, acesse esse conteúdo que selecionamos para você!

A Amostragem e os investimentos

Talvez você ainda esteja se perguntando como essas amostras impactam a sua vida de investidor, e para isso a resposta é muito simples. A amostragem é capaz de te auxiliar na hora de analisar possibilidades e buscar os melhores caminhos para investir.

Como comentamos, o mundo dos investimentos é muito extenso, e a quantidade de dados e informações que temos disponíveis é quase infinita, tornando impossível analisar tudo para cada decisão que vamos fazer.

Conhecendo os diferentes tipos de amostragem e como eles se aplicam, somos capazes de encontrar as melhores soluções para cada questão que temos que resolver.

Assim, é essencial, para que você consiga manter a agilidade e a qualidade dos seus investimentos, conhecer bem as diferentes formas de se pesquisar com as informações que tem em mãos, e para isso a amostragem entra como o seu bote salva-vidas.

Conclusão

A amostragem é uma técnica que vai além das pesquisas científicas e pode muito bem ser aplicada em todos os aspectos de nossa vida, principalmente nos investimentos.
Por isso, passe a usá-la e veja como a sua forma de investir pode melhorar cada vez mais.

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.