quinta, 28 de março de 2024
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Rodrigo Wiethorn

Especialista em comportamento do consumidor e marketing digital.

A Pesquisa Descritiva e os meus Investimentos!

Método se dedica a compreender os dados e informações coletadas, sem se preocupar muito com os motivos que levam a ele

12 julho 2022 - 12h24

Saber como pesquisar é uma habilidade que muitas vezes passa batido quando pensamos em nossos investimentos, mas é extremamente essencial para que, a longo prazo, possamos ter bons resultados.

Talvez você esteja pensando que já sabe bem como fazer isso, mas para além de uma rápida pesquisa no Google, precisamos te mostrar a maneira correta de coletar dados e analisá-los. Só assim poderá ter certeza dos caminhos que deve seguir e das decisões que deve tomar.

Sem mais delongas, hoje vamos iniciar uma série de 3 conteúdos que mostrarão para você tudo o que precisa sobre os tipos de pesquisa. Começando com a Pesquisa Descritiva, vamos ver tudo em que ela pode contribuir para nossos investimentos!

O que é Pesquisa Descritiva?

Podemos entender a Pesquisa Descritiva como sendo uma metodologia de estudo que vai se focar em entender o objeto estudado, no nosso caso, os investimentos.

Sua principal característica é se focar em perguntas sobre "o que é”. Isso significa que essa pesquisa irá se dedicar a compreender os dados e informações coletadas, sem se preocupar muito com os motivos que levam a ele (esse porquê é assunto para outro tipo de pesquisa).

Assim, sua grande vantagem é ser extremamente objetiva. Com a pesquisa descritiva você terá acesso às informações principais do investimento em questão e o conhecerá tão a fundo que ficará fácil tomar uma decisão de por onde seguir.

Por que preciso da Pesquisa Descritiva?

O ponto principal que queremos destacar quando falamos sobre a pesquisa descritiva, é que ela será essencial para o momento de decisão.

Por trabalhar com o entendimento do objeto de estudo, essa busca dará uma visão precisa do seu investimento e te mostrará se aquela é ou não uma boa opção.

Você provavelmente já realizou uma pesquisa descritiva enquanto investe e sequer percebeu. Se você buscou pelo histórico daquele investimento, o comparou com outros e puxou dados sobre ele, você fez esse tipo de busca.

Assim, o que queremos aqui é te mostrar a metodologia correta para que garanta um entendimento completo e confiável.

Como fazer a Pesquisa Descritiva?

Há dois métodos principais para serem aplicados quando falamos sobre a Pesquisa Descritiva no mundo dos investimentos. São eles o método observacional e o estudo de caso.

Começando pelo método observacional, seu nome já nos entrega tudo que precisamos saber sobre o assunto. Ele consiste em analisar dados passados do seu investimento para que saiba como ele se comporta. 

Ao ter esse background, você é capaz de prever possíveis cenários e tomar decisões mais assertivas.

O estudo de caso, entretanto, pede por uma busca muito mais completa e direcionada. Aqui não basta olhar para o passado do seu investimento, é preciso se aprofundar e entender o seu comportamento e de outros investidores que já se dedicaram a ele.

De forma mais simples, essa metodologia vai se focar mais em compreender quais ações os investidores conectados a tal investimento costumam ter. Eles costumam investir quanto? Qual o prazo de retorno que tiveram? Eles permanecem muito tempo neste investimento?

Ao analisar o comportamento de terceiros, saberá com ainda mais detalhes qual o seu provável futuro com tal investimento, de modo que possa se programar para ele.

Conclusão

A Pesquisa Descritiva é parte essencial do dia a dia do investidor, ainda que ele não perceba.

Agora que já sabe suas definições e metodologias, aplique essa busca em seus investimentos e tenha maior conhecimento sobre como deve agir. Verá que as consequências serão todas positivas!

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.