quinta, 25 de abril de 2024
Finanças para jovensCOLUNA

Finanças para jovens

Larissa Brioso

Educadora Financeira na Mobills

Qual cartão de crédito escolher? Saiba os critérios antes de solicitar!

Cada instituição financeira possui suas próprias regras, portanto certifique-se bem antes de tomar uma decisão

25 agosto 2021 - 12h15
Qual cartão de crédito escolher? Saiba os critérios antes de solicitar!

O cartão de crédito é um dos principais meios de pagamento utilizados pelos brasileiros. Todavia, é também a principal causa do endividamento de muitas famílias. Dentre suas facilidades temos, por exemplo, a segurança de não precisar carregar dinheiro em espécie, agilidade e facilidade no pagamento, crédito imediato, possibilidade de parcelar contas e ainda aproveitar outros benefícios do cartão, como programas de pontos e cashback, entre outros. Mas engana-se quem enxerga essa ferramenta como extensão da renda.

Devido às altas taxas de juros e a ilusão de pequenas parcelas que somadas consomem boa parte da renda do consumidor, o mesmo pode gerar dívidas impagáveis caso não haja uma rápida mudança de atitude.  Por isso, saber escolher o cartão ideal e gerenciar essa ferramenta é essencial para uma vida financeira equilibrada. Confira, a seguir, alguns critérios que devem ser analisados antes de solicitar o seu e o que pode fazer para não perder o controle dos gastos.

Anuidade

Com o surgimento dos bancos digitais, diversas facilidades surgiram, inclusive para quem gosta de utilizar o cartão de crédito. É o caso da taxa de anuidade. A isenção de taxas de manutenção e utilização de serviços é um dos diferenciais de muitas plataformas digitais em comparação com instituições tradicionais. Portanto, se você quer se beneficiar dessa nova era digital e ainda economizar dinheiro, opte por um cartão de crédito sem anuidade.

Existem diversas opções de cartão que cumprem todas as funções esperadas e ainda vão além, oferecendo até mesmo garantia estendida em produtos, seguro proteção de preço, ofertas internacionais e muito mais.

Benefícios do cartão

Cada instituição financeira possui suas próprias regras de análise de solicitação de crédito e benefícios oferecidos. Sendo assim, para conseguir escolher a opção ideal é necessário antes pensar o que você espera da ferramenta com base na sua realidade financeira e o que deseja alcançar. Por exemplo, se você é uma pessoa que ama viagens, um cartão que ofereça consultoria de viagens ou milhas aéreas com certeza é um diferencial. Mas quem não costuma viajar ou não tem interesse nesse tipo de serviço e pontos, pode não se identificar.

Desse modo, pense bem no que espera do cartão e analise os benefícios oferecidos por cada opção escolhida no primeiro momento para filtrá-los e elegê-los para a solicitação.

Benefícios da bandeira

Cada cartão possui a sua bandeira, sendo as mais comuns: Mastercard e Visa. O diferencial dessas bandeiras é que elas estão presentes em mais países, aumentando o seu campo de utilização, sem falar no investimento em programas de benefícios exclusivos para cada bandeira. No caso da Mastercard, existe o programa Mastercard®️ Surpreenda o qual lhe dá um ponto a cada compra realizada no seu cartão, seja ele crédito, débito ou pré-pago. Esses pontos podem ser trocados por outros produtos parceiros.

Já no caso da Visa, temos o programa Vai de Visa, também com ofertas exclusivas para clientes Visa. Sendo assim, verifique os benefícios da bandeira do cartão que deseja solicitar para saber se faz sentido para você.

Renda

Um erro muito comum daqueles que conseguem crédito no cartão é utilizá-lo como extensão da renda. E, nesse caso, os pequenos gastos podem ser ainda mais prejudiciais. A soma de pequenos gastos ou pequenas parcelas pode resultar em uma fatura que supera sua renda, o deixando à mercê dos juros do cartão. Sendo esse um ciclo vicioso, a utilização do cartão de crédito sem considerar a renda pode causar a famosa bola de neve que te torna inadimplente, sem crédito no mercado e com o orçamento apertado.

Então, para evitar que isso aconteça, fique atento ao crédito que solicitará ou o limite de crédito que deixará disponível para gastos.

Acompanhamento de gastos

Para aproveitar todos os benefícios do seu cartão sem prejudicar as finanças, lembre-se de acompanhar seus gastos com essa ferramenta. O ideal é sempre pagar os gastos essenciais à vista, se planejar com antecedência e não comprar nada além do planejado que possa ser prejudicial para sua vida financeira. Um gerenciador financeiro pode te ajudar nessa missão.

Fique atento ainda a outros programas que venham a ser desenvolvidos pela operadora do seu cartão de crédito, a fim de aproveitar o que for possível. Quando bem utilizada, essa ferramenta se torna uma grande aliada das suas finanças pessoais.